Como fazer chá de Picao para Amarelao?

Perguntado por: lmendes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Como fazer o chá Modo de preparo e sugestão de uso: Adicionar duas colheres de sopa (20g) de picão em um litro de água em água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos, coar e beber 1 xícara 4 a 6 vezes por dia.

A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente. Popularmente conhecida como banho de luz, a técnica expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas específicas, que atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Para o banho de picão, acrescente em uma panela 2 litros de água e 10 colheres de sopa de folhas de picão picadas. Ferva e abafe por 10 minutos. Coe. Quando a temperatura estiver ideal para o bebê, faça o banho.

Não dê ao seu filho qualquer remédio caseiro para reduzir as manchinhas amarelas, pois isso poderá desencadear reações alérgicas graves. Além disso, é comprovado cientificamente que a amamentação diminui a icterícia.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

A partir do primeiro dia de vida, caso não haja restrição médica, os bebês já podem tomar banho de sol. No caso dos bebês com icterícia, condição muito comum em recém-nascidos e que provoca cor amarelada na pele, o banho de sol é ainda mais importante. Outros benefícios: Aumenta a absorção de fósforo e cálcio.

Quase todos os recém-nascidos têm icterícia fisiológica. Ela normalmente surge dois a três dias após o nascimento (a icterícia que surge nas primeiras 24 horas após o nascimento pode ser devida a um distúrbio grave). A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana.

A icterícia é muito comum, pode aparecer em até 80% dos recém-nascidos e, na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário e a icterícia irá desaparecer espontaneamente. Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia.

A icterícia é uma condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando-o a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar, pois seu fígado não está totalmente desenvolvido e com funcionamento adequado.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.

O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

A bilirrubina direta é eliminada através das vias biliares em direção ao trato gastrointestinal, onde será eliminada nas fezes.

COMPLICAÇÕES: Bebês cujos níveis de bilirrubina no sangue atingem níveis elevados e perigosos favorecem a entrada de bilirrubina no cérebro e isso pode causar danos reversíveis (chamados encefalopatia aguda por bilirrubina) ou danos permanentes (chamados kernicterus ou encefalopatia crônica por bilirrubina).

O tratamento é feito com fototerapia — o bebê é colocado sob luzes fluorescentes azuis que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

Bebês com icterícia do leite materno precisam de tratamento? Não, se estiverem clinicamente bem e se a dosagem de bilirrubina for de valor abaixo do que indica tratamento. Para alguns bebês, com níveis de bilirrubina muito aumentados, pode ser recomendado o tratamento com fototerapia (banho de luz).

Os valores normais são os seguintes: Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL. Bilirrubina total (direta + indireta): 0,2 a 1,1 mg/dL.

Para mais, a icterícia fisiológica comumente surge após 24 horas de vida do neonato. Entretanto, tem um padrão diferente em recém-nascidos a termo e pré-termo. A icterícia no RN a termo tem seu pico no 3º a 4º dia de vida, e o quadro é normalizado até o 7º dia de vida.

Manter uma alimentação saudável. Beber água filtrada. Evitar tabagismo. Evitar bebidas alcóolicas, pois podem causar pancreatite, uma das causas do “amarelão”.