Como fazer chá de cravo para limpar os pulmões?

Perguntado por: alacerda2 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O chá é feito com uma colher de cravo (10 gramas), numa panela com 1 litro de água. Depois de alcançar a fervura, deixe por mais dez minutos e, só então, desligue. Mantenha o recipiente abafado, até esfriar um pouco e coe, e consuma, preferencialmente, três vezes ao longo do dia.

Mesmo que a maioria de nós não pense nos pulmões como algo que podemos exercitar, é possível tomar medidas para ajudar a limpar seus pulmões e ajudá-los a funcionar melhor.
...
Faça mais exercícios aeróbicos

  1. Andar.
  2. Correr.
  3. Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  4. Dançar.
  5. Lutar boxe.
  6. Jogar tênis.

Como fazer:
Ferva por 5 minutos a canela e o cravo-da-índia na água.. — Tire o chá do fogo. Amasse o Alho e junte-o ao chá, deixando a solução abafada por 10 minutos. — Por fim, coe e tome duas ou três xícaras da bebida ao longo do dia.

O guaco, planta nativa do Sudeste, é encontrado facilmente e conhecido por ser um remédio natural para fortalecer os pulmões e acalmar a tosse. A propriedade medicinal da planta está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas respiratórias e auxilia na respiração.

Já a combinação de cravo e canela tem poder bactericida e ajuda a manter a infecção sob controle. Para cada 500 ml de água, a receita desse chá para tosse usa um dente de alho, um pedaço de canela em pau e dois cravos. O preparo começa com a fervura do cravo e canela por cerca de cinco minutos.

1. Gargarejo com água morna e sal. Um método simples para aliviar o desconforto e que ajuda a soltar o catarro da garganta é fazer gargarejos com água morna e sal. A recomendação mais comum é misturar uma colher de sopa de sal marinho em 100 ml de água morna, mexendo bem a solução preparada.

Gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a limpar as vias respiratórias. Além de ter uma forte ação termogênica, auxiliando na perda de peso, o gengibre se destaca por limpar as vias respiratórias, sendo indicado para quem tem asma, por exemplo, e também evita o surgimento de possíveis infecções.

Chá de gengibre
Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

Comece fervendo a água com o açúcar em uma panela e mexa bem até dissolver completamente, sem deixar o açúcar caramelizar. Em seguida, desligue o fogo, coloque o gengibre e abafe por pelo menos 5 minutos. Depois é só coar o xarope caseiro e guardar em um recipiente de vidro para conservá-lo por mais tempo.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Por serem órgãos autolimpantes, os pulmões são capazes de se curar logo após o fim da sua exposição a agentes nocivos. Seja depois que respiramos ar poluído, paramos de fumar ou outros casos semelhantes.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. O limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

Instruções de cozinha

  1. Passo 1. Leve para ferver a água, o gengibre cortado em pedacinhos menores, o cravo e o anis.
  2. Passo 2. Deixe fervendo por uns 10 minutos. Depois abafe com uma tampa.
  3. Passo 3. Na caneca, esprema o limão e coloque o mel. Coloque o chá por cima e está pronto. Tome quentinho.

Modo de preparo:
Acrescente os 10g de cravo-da-índia na água fervente e deixe ferver por mais 15 minutos. Em seguida, deixe o chá esfriar e beba-o em 3 porções, no decorrer do dia.

Gargarejo para tirar catarro da garganta: O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .

Vitamina D: função pulmonar e prevenção de doenças respiratórias.

O chá de cravo é destinado especialmente para amenizar e diminuir as dores. Além disso, é excelente para reduzir a menstruação e diminuir as febres, tanto de crianças quanto de adultos. Tem efeito relaxante e, de acordo com especialistas, ajuda a dormir melhor.

Colocar 10g de cravos em uma panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.

O cravo-da-índia pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis, por isso deve ser utilizado, preferencialmente, com indicação do fitoterapeuta.