Como fazer ceftriaxona IM em bebê?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Já em recém-nascidos com menos de 14 dias, a dose recomendada é de cerca de 20 a 50 mg por cada kg de peso corporal por dia, não devendo ultrapassar esta dose. A solução diluída é estável por até 3 dias entre 15 a 30 °C e até 10 dias entre 2 a 8 ºC.

Localize a borda inferior do processo acromial e o ponto na parte lateral do braço em linha com a axila. Introduza a agulha por 2,5 a 5 cm ou dois a três dedos abaixo do processo acromial, em um ângulo de 90 graus com o músculo, ou um pouco angulado no sentido do processo.

Administração intramuscular Diluir a ceftriaxona dissódica IM 250 mg ou 500 mg em 2 mL e a ceftriaxona dissódica IM 1 g em 3,5 mL de uma solução de cloridrato de lidocaína monoidratada a 1% e injetar profundamente na região glútea ou em outro músculo relativamente grande.

Diluente: Água Estéril para Injeção ou Lidocaína 1%.

A dose preconizada é de 50 mg/kg até o total de 2 g em crianças e adultos, durante 14 dias, em dose única diária.

De acordo com a Farmacopeia USP, é recomendada a utilização de agulha com calibre de 0,8mm para perfuração da tampa.

Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

A ceftriaxona pode ser administrada por via intravenosa ou intramuscular, conforme sua apresentação e diluente utilizado na reconstituição.

Em adultos, devem ser administrados medicamentos com agulhas de 25mm e com limite de volume de 4ml. Já em crianças, a agulha deve ser de 15/20mm.

Para administrar medicamentos no músculo vasto lateral da coxa de recém-nascido é necessário definir o local dividindo-se a área entre o joelho e o grande trocanter em terços. O medicamento deverá ser administrado na face lateral do terço médio da coxa, medido entre o joelho e o trocanter maior.

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

REGIÃO DORSO-GL ÜTEA (DG) — Injeção no glúteo máximo. É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos).

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Incompatibilidades

Ceftriaxona sódica IMVolume máximo final após reconstituição
500 mg2,36 mL
1 g4,22 mL

Ceftriaxona Sódica IM 1g Pó para Solução Injetável 1 Ampola de 3,5ml Eurofarma. Droga Raia.

As reações adversas mais frequentemente reportadas para Ceftriaxona são eosinofilia, leucopenia, trombocitopenia, diarreia, erupção cutânea e aumento das enzimas hepáticas.

Estudos com a posologia de 1 g/dia de ceftriaxona para tratamento de pneumonia comunitária em pacientes não críticos têm desfechos semelhantes aos comparadores; O uso de ceftriaxona 1x/dia é eficaz e recomendado, exceto em casos de meningite em que a posologia deve ser de 2 g, 12/12h.

Diluir Rocefin® IV 500 mg em 5 mL e Rocefin® IV 1 g em 10 mL de água para injeção e então administrar por via intravenosa direta, durante 2 a 4 minutos. A infusão deve ser administrada em pelo menos 30 minutos.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.