Como fazer cauterização com queratina líquida passo a passo?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

passo: lave bem o cabelo para retirar todo o excesso de oleosidade dos fios. 2° passo: borrife a queratina líquida no cabelo úmido, apenas no comprimento e nas pontas. Deixe agir por 10 minutos. 3° passo: com a queratina líquida ainda no cabelo, aplique a máscara concentrada por cima, enluvando mecha a mecha.

Para começar a queratinização, lave os fios com um shampoo mais adstringente, como o Shampoo Antirresíduos Queravit. Após lavagem com shampoo remova o excesso de umidade dos fios. Feito isso, aplique a queratina em todo o cabelo, de mecha em mecha, do comprimento até as pontas e deixe agir por 1 hora.

Como fazer a cauterização capilar em casa

  1. Lave o cabelo apenas com shampoo;
  2. Tire o excesso de água;
  3. Aplique a queratina no cabelo todo e deixe agir por, no máximo, 15 minutos;
  4. Enxágue toda a queratina dos fios e aplique o condicionador;
  5. Finalize do jeito que você costuma fazer no dia a dia.

Retire o excesso de água das madeixas e, caso queira, separe em mechas e aplique o Creme de Pentear Reconstrução Potente na quantidade necessária para o seu comprimento e volume de cabelo. Deixe secar naturalmente ou use um secador e está finalizado o seu tratamento reconstrutor.

Se você estava pensando em aplicar a queratina líquida no cabelo seco ou como um finalizador, pode ir esquecendo essa ideia. O produto deve ser usado durante o banho, com os fios úmidos e higienizados. O produto, se usado de maneira errada, pode deixar suas madeixas duras e até causar quebra capilar.

“Basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Lembrando que sempre após usá-la é bom hidratar o cabelo, pois ela pode deixar um aspecto de fios ásperos”, ensina Rafael.

Quem quer uma coisa mais rápida, está liberado misturar a queratina líquida no creme de hidratação. A quantidade vai depender do tamanho do seu cabelo. O tempo de pausa pode ser menor (de 3 a 5 minutos) e, depois, é só enxaguar sem deixar nenhum resíduo do produto.

Separe os fios em quatro partes e aplique a queratina líquida no comprimento e pontas, enluvando as mechas. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem. Hidrate as madeixas com um creme de tratamento, enxaguando-o após o tempo de ação. Termine de lavar os cabelos com condicionador para selar as cutículas.

Portal Cabeleireiros.com: Qual a diferença entre queratinização e cauterização? Ariane Ianicelli: A função dos dois tratamentos é reconstruir a fibra capilar por meio de doses de queratina. A queratinização é um avanço da cauterização, pois além de reconstruir os fios também hidrata.

A cauterização capilar é um procedimento que tem como objetivo reconstruir os fios, de forma acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, isso porque é feita usando calor e queratina, que é proteína que garante a estrutura aos fios.

Dica: A cauterização deve ser feita apenas uma vez por mês. O excesso de reconstruções à base de queratina pode deixar os fios ásperos e endurecidos.

"A reposição de queratina é primordial em fios danificados, principalmente os que passaram por processos químicos, como descoloração, alisamento ou qualquer procedimento químico que mude a estrutura do fio. Fazer o tratamento de reposição de queratina é recomendado logo após ou até no mesmo dia desses procedimentos.

Com o auxílio de uma prancha, é iniciado o processo de selagem. Para que a fibra capilar absorva o tratamento, os cabelos devem ser pranchados em uma temperatura de 200ºC.

Um dos principais pontos, no uso da queratina líquida para tratar o cabelo, é não deixar o produto passar do tempo determinado, que é de até 10 minutos. Ultrapassar esse período com a queratina nas madeixas pode causar algumas reações que prejudicam os fios, como o efeito rígido, quebradiço e sem vida.

Faça a cauterização até o cabelo ficar recuperado
Foque na hidratação e nutrição.