Como fazer cálculo percentual de gordura?

Perguntado por: amonteiro8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

Medir gordura corporal com fita métrica
O Índice de Adiposidade Corporal (IAC): é calculado dividindo o valor da medida do quadril pela altura da pessoa. Depois, se multiplica o valor pela raiz quadrada da mesma altura. Do resultado, é só subtrair 18.

Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg). Subtraia esse valor do seu peso total para obter a massa magra; nesse caso, 90 – 18 = 72 kg. Não se esqueça de usar as mesmas medidas em todos os cálculos.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Sendo assim, pode-se dizer que o adipômetro científico é mais preciso.

Trouxemos uma calculadora para tirar sua dúvida. Com ela, você pode descobrir qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o que determina a obesidade. O cálculo é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

A conta é bem simples: peso / (altura x altura). Ou seja, se você é uma pessoa com 1,80m de altura e pesa 80kg, a equação seria a seguinte: 80 / (1,8 x 1,8) = 24,69.

No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa.

A dobra cutânea do tríceps ou tricipital é medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

Para saber o percentual de um valor basta multiplicar a razão centesimal correspondente à porcentagem pela quantidade total. Se preferir, você pode fazer o cálculo de porcentagem da seguinte forma: 1º passo: multiplicar o percentual pelo valor. 2º passo: dividir o resultado anterior por 100.

ALIMENTAÇÃO Permaneça em jejum (alimentos e líquidos), 2 a 3 horas antes da avaliação. HIDRATAÇÃO e DESIDRATAÇÃO Avaliações em níveis de água raramente baixos podem alterar a leitura, portanto hidrate-se bem no dia anterior ao exame. MEDICAÇÃO Alguns medicamentos diuréticos podem alterar os resultados.

35%

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

As gorduras saturadas de origem animal, farinha refinada e açúcar são bons exemplos de alimentos que aumentam essa massa indesejada e, portanto, devem ser evitados. Isso acontece porque essa substância presente neles apresenta uma facilidade enorme em se transformar em células de gordura.

Já entre 15% e 18%, o percentual é considerado ótimo, como costuma ser nos atletas. Acima de 22% moderado e acima 25% prejudicial para a saúde”, esclarece a nutricionista. Nos homens, o percentual saudável fica entre 18% e 21%. O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%.

Por exemplo, para ter a famosa barriga tanquinho, um homem precisa ter de 8% a 11% de gordura, enquanto uma mulher ficaria na faixa dos 15% a 17%.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

Como regra geral, a maioria dos homens que treinam e querem um corpo estético, devem se manter entre 10 a 14 porcento de gordura corporal. Considerando que você tenha massa muscular, esta faixa de percentual de gordura corporal já vai gerar boa definição muscular e vascularização (vulgo, veias saltadas).

Porém, a bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, de acordo com alguns estudos.

Desvantagens da Bioimpedância: O avaliado tem participação decisiva nos resultados pois deve obedecer a uma série de procedimentos para que o resultado não seja comprometido. Altamente influenciado pelo estado de hidratação do avaliado.

O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180.