Como fazer cálculo de densidade?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

A densidade é uma propriedade física que associa a massa de um material ao volume que ele ocupa. Ela pode ser usada para caracterizar diferentes materiais. Em razão da alta quantidade de sal na água do mar Morto, as pessoas conseguem flutuar sem esforço.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Assim, no cálculo da densidade da água, por exemplo, basta colocá-la em uma proveta e medir seu volume. Depois pesamos essa proveta com a água e diminuímos pela massa da proveta, descobrindo a massa da água. Em seguida, basta dividi-la pelo volume por ela ocupado.

A unidade padrão de densidade no Sistema Internacional de Unidades é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). Para realizar essas conversões, basta lembrar que 1 cm3=1 mL, 1000 mL=1 L, 1000 g=1 kg e 1000000 cm3=1 m3.

Massa volumétrica ou densidade é a razão entre a massa de um corpo e seu volume. Enquanto que densidade relativa, que é adimensional, é a razão entre duas densidades, sendo uma de referência – geralmente água.

A densidade de uma solução é uma modalidade de concentração que relaciona a massa com o volume. Quando estamos estudando uma solução, a leitura da fórmula da densidade para ela seria: d = densidade da solução. m = massa da solução.

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².

4,48 g/mL

Calcule a densidade de um material que apresenta um volume de 200 mL e massa de 896g. d = m/V d = 896 g/200 mL d = 4,48 g/mL Portanto, se um material de 896 g ocupa 200 mL de volume sua densidade é 4,48 g/mL.

1,032 g/mL

A densidade do leite é, em média, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 e a do leite desnatado, cerca de 1,035. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade em torno de 1,0295, enquanto um com 4,5% deverá ter uma densidade de 1,0277.

Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).