Como fazer cálculo de DDP?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mas aqui vamos considerar essas duas grandezas como tendo o mesmo valor, porque, em Física, a diferença de potencial de um gerador como uma pilha é dada pela fórmula: U = E – r . i, sendo que U = ddp, E = força eletromotriz, r = resistência e i = intensidade da corrente elétrica.

A DDP, calculada a partir da Primeira Lei de Ohm, é resultado da multiplicação da resistência do material pela corrente elétrica que por ele percorre. A diferença de potencial é medida em Volts e pode ser mensurada com um voltímetro.

A diferença de potencial (d.d.p.), também chamada de tensão, é definida como o trabalho necessário para que uma carga se desloque de um ponto A para um ponto B, quando imersa em um campo elétrico.

Além disso, foi mostrado o exemplo da pilha de Daniell, que tem a força eletromotriz ou diferença de potencial entre os eletrodos igual a 1,10 V.

A unidade de diferença de potencial (ddp) denomina-se Volt, uma homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745–1827) que construiu a primeira pilha elétrica.

Nesse caso, a carga Q que gera a diferença de potencial entre os pontos A e B é negativa. Com isso, o ponto A terá um potencial elétrico inferior ao ponto B. Ou seja, VAB será uma DDP negativa.

Diferença de potencial elétrico (DDP) é a diferença da quantidade de elétrons livres entre dois pontos. Tensão é a forma de medir a diferença de potencial elétrico. A unidade é Volts (V). Corrente elétrica é o movimento dos elétrons visando equilibrar a diferença de potencial.

Tensão elétrica é a grandeza física que mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, também chamada de ddp. O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

A corrente elétrica designa o movimento ordenado de cargas elétricas (partículas eletrizadas chamadas de íons ou elétrons) dentro de um sistema condutor. Esse sistema apresenta uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica.

Fórmula de potência dissipada
Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i. Nesse caso, podemos colocar a equação da potência da seguinte forma: Pot = U * i = R* i * i = R* i².

DDP e a Primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).

Para montar a equação global, devemos cancelar as quantidades iguais de elétrons e em lados opostos e somar as equações. Vale ressaltar que devemos escrever primeiro o componente da oxidação e, depois, o componente da redução.

O voltímetro é um aparelho que mede a diferença de potencial (ddp) entre dois pontos de um circuito elétrico. Para que isso seja possível, é preciso que o voltímetro seja colocado em paralelo ao trecho ou ao elemento do circuito no qual essa ddp será medida.