Como fazer caixinha das emoções?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Dinâmica Caixa de Sentimentos: como fazer para os alunos? | Escola da Inteligência

  1. Como ela funciona? ...
  2. Reúna o material necessário com antecedência. ...
  3. Explique detalhadamente como a atividade será desenvolvida. ...
  4. Liste os sentimentos e emoções que deseja trabalhar na atividade. ...
  5. Valorize a atitude positiva.

Encoraje a criança a expressar o que está sentindo, nomeando a emoção e o que a motivou, e nunca deixe de validar seus sentimentos. Se uma criança estiver com raiva, por exemplo, pergunte a ela o porquê disso, em vez de simplesmente dizer que ela não pode se sentir daquela maneira ou deve parar com isso.

Utilizar a mímica como uma das brincadeiras para trabalhar emoções é algo rico e divertido. Na forma de mímica das emoções, podem ser feitas perguntas para as crianças, pedindo que elas reajam mostrando como se sentem em cada um dos momentos.

O objetivo da dinâmica é quebrar o gelo do primeiro encontro, e fazer com que as pessoas se movimentem para se conhecer. Esta é uma dinâmica que auxilia um grupo a se unir e quebrar as barreiras do primeiro encontro, além de fazer com que os participantes tenham pensamentos positivos em relação ao objetivo da ação.

O objetivo do jogo é impedir a formiguinha de chegar à cadeira sempre.

“Conseguir identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos contribui para que a criança se desenvolva de forma íntegra. Quando os sentimentos são reconhecidos e entendidos, facilitam o campo das relações com o outro e consigo mesmo”, explica a professora do Infantil I, Amanda Rebello.

Tais habilidades incluem empatia, paciência, autoconhecimento, autonomia, resiliência, criatividade, comunicação assertiva, entre outras.

Diga que entende que ele está triste e que você está ali pronta para conversar. Depois que passar a emoção intensa, busque o diálogo. Esteja aberto à verdadeira escuta. Pergunte como ele se sentiu, se sabe dizer o que o deixou assim e o que poderia ser feito para evitar que tal situação aconteça novamente.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Identificando e nomeando emoções

  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
  2. Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
  3. Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite situações do dia a dia.

Incentive a expressão pelos esportes e pelas artes
As práticas de atividades como dança, música, pintura e escrita ajudam no desenvolvimento emocional das crianças. Elas se sentem à vontade para exprimir por meio das palavras, por exemplo, os seus sentimentos mais controversos.

Incentive boas formas de expressar sentimentos
Faça elogios por ele ter se expressado da maneira adequada, sabendo conversar e usar as palavras, principalmente quando as crianças estão falando sobre isso com as outras. É importante dar esse reforço positivo para que se sintam cada vez mais confortáveis em se expressar.

– Pedimos à criança para jogar o dado. A face que ficar para cima a criança vai falar sobre uma situação em que sentiu aquela emoção e como resolveu a situação. Em seguida, o adulto joga o dado e repete o procedimento feito pela criança. Vão jogando alternadamente até falarem de todas as emoções que estão no dado.

Tipos de emoções e sentimentos

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

Os colaboradores devem formar um círculo. Então, o líder da dinâmica entrega um pirulito a cada participante e os orienta a segurá-lo com o braço esticado para frente. O próximo passo é que cada um abra e deguste o pirulito, porém, sem recuar ou dobrar o braço.

Que bicho sou eu? Entregue uma folha em branco e lápis de cor para cada participante. Peça para eles desenharem o bicho que melhor represente sua personalidade. Depois, os participantes devem trocar os desenhos e comentar o que entenderam sobre o desenho recebido.

O objetivo da Dinâmica do Espelho é estimular a reflexão sobre si e o autoconhecimento, ajudando os participantes a compreenderem melhor a si mesmos e sua relação com os outros do grupo. A Dinâmica do Espelho pode ser aplicada em empresas, escolas e em diversas outras organizações, bem como em grupos de apoio.

A Dinâmica do Abraço é uma atividade que aproxima os colaboradores e promove a integração de equipes de trabalho. Quando você abraça uma pessoa, está demonstrando carinho, amor, afeto e amizade. É uma ação que estabelece uma ligação íntima e saudável entre pessoas.