Como fazer bolha curar mais rápido?

Perguntado por: dmarinho3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato.

Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas.

Aciclovir combate os vírus Herpes Simplex e Varicela-Zoster, interrompendo a infecção viral na região afetada.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.

O melhor a fazer é colocar um algodão, uma gaze ou até mesmo um band-aid ou micropore para poder isolar a área machucada. Nesse estado inicial, a coisa mais importante é eliminar o atrito que estava causando a bolha, impedindo que ela se transforme em uma bolha com líquido.

Você pode utilizar o curativo Cremer Advanced Cuidado e Proteção de forma preventiva nas regiões mais sensíveis e afetadas da sua pele.

Você pode optar por estourar uma bolha para continuar a correr, se assim for, por sua conta e risco, você deve tapar a ferida depois, e mantê-la limpa. Os corredores com diabetes precisam ser especialmente cuidadosos com o cuidado das feridas nos pés. Se for o caso, sempre procure um especialista. Bons treinos!

Em cerca de duas semanas a bolha seca e forma uma casquinha — que de maneira nenhuma pode ser puxada ou retirada também! Caso a bolha seja muito grande e dolorida, você pode estourá-la no banho ou com uma agulha esterilizada até que todo o líquido saia, mas não retire a pele.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Queimaduras de primeiro grau, por exemplo, costumam ser secas e não produzem bolhas, melhorando entre 3 e 6 dias, com a descamação da pele, mas sem deixar sequelas. Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico.

As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele.

Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Ao lidar com queimaduras muita gente corre para o banheiro para pegar o que acredita ser o “remédio” ideal: a pasta de dente. Mas será uma boa ideia? Num primeiro momento, o contato do produto com a lesão pode até aliviar e refrescar, porém há um enorme risco de causar inflamação, alergia e, pior, infecção.

SIM. Você não pode estourar as bolhas que surgiram de queimaduras. As bolhas funcionam como um curativo biológico para a queimadura, auxiliando na cicatrização da ferida. Se você estourar as bolhas, a ferida pode ser infeccionada pelos microrganismos existentes na pele.

Bolhas intactas podem ajudar a cicatrizar a pele, por isso é muito importante não estourá-las ou cutucá-las. Além de retardar a cicatrização, isso pode causar mais danos à pele e aumentar o risco de cicatrizes ou infecções.

Por que não se deve estourar a bolha. Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele.

Sulfadiazina de prata
É uma pomada de cicatrização que funciona como antibiótico e anti-inflamatório, prevenindo infecções e amenizando a ardência da pele. É indicada para tratamento de feridas cirúrgicas, escaras e feridas causadas por queimaduras.

A maioria dos pequenos ferimentos pode ser tratada com uma simples limpeza utilizando água e sabão neutro. Lave as mãos antes de entrar em contato com a ferida. Lave com suavidade até retirar toda a sujeira, como terra, areia e outros detritos.

Procure o médico ou um pronto-socorro para fazer a limpeza por você. Sentir dor no local machucado é perfeitamente normal, até porque você sofreu um trauma. Mas se a dor persistir ou aumentar com o correr dos dias, pode ser sinal de infecção. Hora de procurar ajuda médica.

Queimaduras de 2o grau superficiais
Geram bolhas e muita dor. As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina.