Como fazer autodeclaração de parda?

Perguntado por: philario3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:

  1. nome;
  2. CPF;
  3. RG;
  4. processo seletivo inscrito;
  5. instituição;
  6. escolher entre preto, pardo ou indígena;
  7. assinatura.

JUSTIFICATIVA: HISTÓRICO SOCIAL E CULTURAL
As informações prestadas são de minha inteira responsabilidade. Estou ciente de que a validação de minha autodeclaração étnico-racial tomará por referência meu fenótipo (características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, etc.)

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Eu, abaixo-assinado, ___________________________________________________________, CPF nº_______________________, portador do documento de identificação nº ___________________, DECLARO para o fim específico de atender ao Edital do PS 08 2017, que sou ______________________________________(Informar a etnia: preto, pardo, ...

__________________________________________________, portador do documento de identidade nº ___________________, expedido(a) pelo _________________________, na cidade de _____________________________, Estado de _________________________, declaro, sob as penas da lei, que cumpri a permanência no Brasil por período não ...

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

O texto da lei determina que, no ato de inscrição no concurso público, o candidato que queira concorrer pelo sistema de cotas deve se declarar de cor preta ou parda, de acordo com o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eu,____________________________________________________________ ____________,abaixo assinado, de nacionalidade ______________________, nascido em ____/___/_____,filho de ___________________________________________ e de ___________________________________________, estado civil ________________, residente e domiciliado à ...

O candidato pardo no Sisu deve fazer uma autodeclaração para justificar a sua inscrição pela lei de cotas. Nesse documento, ele declara que possui aspectos fenotípicos condizentes com as cotas raciais.

A autodeclaração é o principal instrumento utilizado na identificação da etnia de um indivíduo. Levando em conta o que entende o IBGE, aquele que se reconhece como uma etnia específica será assim considerado, mesmo para fins dos censos realizados pelo Instituto.

Atualmente, o método oficial, o qual recomendamos, é o mesmo empregado pelo IBGE. Qual é o Método de Identificação utilizado pelo IBGE? É o método da AUTOCLASSIFICAÇÃO ou AUTODECLARA- ÇÃO, isto é, o(a) usuário(a) é quem indica a sua “cor ou raça/ etnia” entre as cinco categorias possíveis.

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas dos indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

A autodeclaração pode ser assinada pelo segurado, pelo procurador, pelo representante legal, pelo dependente no caso de pensão por morte ou auxílio-reclusão, ou pelo familiar no caso de benefícios por incapacidade em que haja impossibilidade de comunicação do titular, conforme prevê o §2ª do artigo 115 da Instrução ...

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:

  • nome;
  • CPF;
  • RG;
  • processo seletivo inscrito;
  • instituição;
  • escolher entre preto, pardo ou indígena;
  • assinatura.