Como fazer armazenamento de macarrão?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Escorra o macarrão e enxágue-o bastante com água fria para parar o processo de cozimento. Regue o macarrão com duas colheres de óleo ou azeite para cada quilo de massa. Transfira a massa para um recipiente ou saco plástico com fecho hermético. Armazene na geladeira até o momento de uso.

O macarrão, principalmente o espaguete que gruda muito um no outro, precisa de alguns cuidados prévios para ser armazenado na geladeira. Lembrando que ele pode sim ser guardado sem molho se houver esses cuidados. O primeiro cuidado é que o macarrão seja armazenado em vasilha com tampa.

Para manter a qualidade de seus grãos, armazene-os em local fresco e seco. Leve em consideração que as flutuações de temperatura levam à condensação e ao crescimento de fungos, por isso evite guardar os grãos em áreas próximas a fogões e fornos.

A massa fresca é realmente mais saborosa quando cozida na hora. Mas como prepará-la dá um certo trabalho, nada mais esperto do que fazer a mais, ou reservar uma parte para guardar para uma próxima leva de macarrão caseiro. Seca e bem acondicionada, ela fica nota dez por até 3 dias na geladeira.

Macarrão cru e massa em geral geralmente duram para sempre, exceto quando são feitos de farinha integral. Arroz branco, tipo Basmati, tem uma durabilidade infinita, mas o arroz integral e os de grãos longos são perecíveis devido ao seu alto teor de gordura.

Consumir alimentos com carunchos faz mal à saúde? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tolera fragmentos de insetos na comida industrializada, como já explicamos aqui no blog. Tratam-se, no entanto, de episódios esporádicos, que não comprometem a qualidade nem o valor nutricional dos itens.

Infestam também produtos industrializados como massas (macarrão). Os carunchos podem migrar de um alimento para outro, até mesmo aqueles que apresentam embalagem lacrada, pois são capazes de perfurá-las, depositando ovos e iniciando novo ciclo de vida dentro da embalagem.

COMO EVITAR:Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas. Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.

Para períodos mais longos de necessidades e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva de alimentos que durem por muito tempo e que possam ser usados para sobreviver, tais como trigo, arroz branco e feijão. Esses itens podem durar 30 anos ou mais quando devidamente embalados e armazenados em lugar fresco e seco.

Mesmo possuindo maior durabilidade, alimentos não perecíveis devem ficar em local seco, ventilado, protegidos do calor excessivo e da umidade.

O macarrão cozido dura no congelador cerca de três meses. Você tem todo esse tempo para criar novas receitas e utilizar a massa congelada.

Segundo cereal mais cultivado no mundo, o arroz é uma das estrelas da refeição dos brasileiros. Mas qual a melhor forma de armazenar o grão em casa? O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras.

dois anos

Feche bem e coloque uma etiqueta com a data de armazenamento. A validade do feijão na garrafa pet é de até dois anos.

A farinha de trigo pode ficar tanto na temperatura ambiente quanto na geladeira. Se você resolver deixar em temperatura ambiente coloque o pacote fechado dentro de recipiente hermético, que fique bem vedado, em local fresco, escuro e seco. Armazenando assim ela irá durar até um ano sem perder suas propriedades.