Como fazer armadilha para furar pneu?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Pinos ou pregos são colocados estrategicamente dentro de frutas. Dessa forma, os pneus são furados e o estradeiro é obrigado a parar no acostamento, facilitando a ação de bandidos no roubo de cargas.

O pequeno furo no pneu, se não reparado imediatamente, pode provocar o seu esvaziamento. Rodar com ele por um período nessas condições pode danificar a estrutura. O problema na calibragem faz com que se formem barrigas nas laterais do pneu, a zona de flexão.

Então, embora pareça óbvio, o que não se deve fazer em hipótese alguma é tirar aquele prego ou parafuso do pneu, pois enquanto ele estiver encravado ali, estará vedando a saída rápida do ar pelo furo. VEJA TAMBÉM: Pneu: errado conferir apenas as medidas.

O crime consiste em destruir, deteriorar ou inutilizar coisa alheia, a pena é bem branda, detenção de 01 a 06 meses ou multa, portanto configura uma pena alternativa.

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha. Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

Os especialistas são categóricos: o macarrão só deve ser usado em emergência e temporariamente. “Muitas vezes ele é aplicado sem sequer se remover o pneu do aro, o que não permite a limpeza e inspeção da parte interna do pneu”, explica o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli.

Mas não faça isso! Nos pneus atuais, sem câmera, o próprio prego está tampando o furo que ele provocou. Se você tirá-lo, aí o pneu vai esvaziar imediatamente. O correto é levar o carro até o borracheiro, lá ele sim, tira o prego e faz o reparo necessário.

O protótipo é chamado UPTIS, sigla para o termo em inglês Unique Puncture-Proof Tire System, ou Sistema Único de Pneu à Prova de Furos. O carro escolhido para os testes foi o Chevrolet Bolt EV, um dos elétricos mais vendidos da categoria nos Estados Unidos.

Se o projeto necessita de uma fixação rápida e permanente, como uma peça de madeira, um móvel, etc, é possível que o prego seja a opção mais indicada. Porém, se é visto que determinado produto ou peça poderá ser desmontado no futuro, então o parafuso leva vantagem.

O processo de reparo com macarrão consiste na aplicação de uma massa alongada dentro do furo do pneu. A desvantagem dessa técnica é que ela pode facilitar a infiltração de sujeira ou umidade na estrutura metálica do pneu, comprometendo o seu tempo de vida útil.

O parafuso e o prego podem ser parecidos, mas possuem funções diferentes e devem ser usados de acordo com a situação. O parafuso, por exemplo, é uma peça metálica em formato cônico ou de cilindro e funciona como uma espécie de ligação e, por isso, é utilizado para fixar peças de maneira temporária.

Este é um detalhe muito significativo, pois, segundo o Detran, a alta pressão do pneu é o principal motivo que leva ao estouro. Afinal, o excesso de pressão fica acumulado e o escapamento natural de ar pode demorar a ocorrer, precisando o excesso escapar por algum lugar.

Um veículo pode seguir rodando por um determinado tempo mesmo com o pneu furado. Acontece que, com o passar do tempo, o motorista sente a direção pesar. Além disso, o veículo começa a apresentar problemas com a frenagem e com o desvio de obstáculos. O indicado é sempre parar o carro o mais breve possível.

Como consequência, um pneu furado pode danificar a roda, a suspensão, desalinhar a direção e em casos mais graves até causar capotamento do veículo e acidentes envolvendo outros carros.

O esvaziamento de pneu, nessas circunstâncias, não consubstancia crime de dano, pois não configura avaria no veículo ou fato que diminua o valor econômico do bem. O arquivamento desse procedimento, assim, é medida de inteira justiça.

Dirigir com pneu riscado é uma infração considerada grave. A multa é de quase R$ 200. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Wilson Martines, ao utilizar o pneu riscado, o condutor coloca em risco a vida dele e de outras pessoas.

O pneu careca pode levar à retenção do veículo
Além de ser multado, o motorista que circular com pneus carecas também pode ter seu veículo retido. “A retenção não deve ser confundida com a remoção ou a apreensão”, observa Luciana.