Como fazer areia fake com farinha de trigo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Basta separar uma medida de óleo e oito medidas de farinha de trigo. Um exemplo de proporção é o uso de oito xícaras de farinha para uma de óleo. Coloque estes dois materiais em uma travessa e misture, até ficar com um aspecto parecido com areia. Super fácil, hein?

Coloque a areia fina em uma tigela e acrescente o amido de milho mexendo até se misturarem. Coloque o detergente líquido e então uma colher de sopa de água e mexa até dar forma de massinha. Quando terminar de mexer, acrescente mais uma colher de água e mexa. Faça isso aos poucos até obter a consistência desejada.

Pegue um pote e coloque duas colheres de sopa de água e uma colher de café de bicarbonato de sódio. Misture. Em outro pote, coloque duas colheres de sopa de cola. No pote que está a cola, acrescente apenas uma colher de café da mistura água e bicarbonato de sódio.

Como fazer areia colorida - giz (de lousa) colorido e sal, espalhe o sal em um recipiente raso e vá rolando o giz da cor desejada sobre o sal (o atrito faz com que o sal fique tingido pelo giz), quanto mais giz mais escura a cor. Depois use o sal colorido em suas artes de garrafinhas ou colagens.

O uso do bagaço de cana é uma alternativa viável, principalmente, pela grande quantidade de produção. O volume elevado é um dos requisitos básicos para um resíduo ser considerado como alternativa para a areia, já que ela é muito utilizada no dia-a-dia.

A areia mágica, também conhecida como areia cinética, é uma combinação de 98% de areia de quartzo, ceras e óleo de silicone. É isso o que garante que ela possa ser separada e unida novamente de forma fácil e que parece mágica para as crianças.

A areia artificial, ou areia industrial, obtida nas instalações de britagem, geralmente tem sua produção em locais mais próximos das centrais de concreto ou das obras, além de aproveitar parte do material de descarte das minerações.

Para fazer areia cinética em casa, são necessários os seguintes ingredientes:

  1. 1 xícara de chá de areia fina e branca;
  2. 2 colheres de chá de amigo de milho;
  3. 2 colheres de chá de detergente líquido (de preferência, o neutro);
  4. 4 colheres de sopa de água;
  5. 1 colher de chá de corante alimentício (com a cor de sua preferência).

Instruções

  1. Coloque 3 copos do Amido de milho em um recipiente transparente;
  2. Adicione um copo de água;
  3. Misture com a colher por um tempo aproximado de 3 a 5 minutos até formar uma mistura homogênea grossa parecida com creme de leite;
  4. Adicione algumas gotas de corante artificial para ficar da cor que desejar;

“A areia apresenta finalidades terapêuticas que acalmam as crianças, preparando-as para o aprendizado. É uma ferramenta pedagógica de grande importância, estimula habilidades psicomotoras, emocionais e sociais”, comenta Vera Lúcia Fernandes, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano do Objetivo Alphaville.

Basta separar uma medida de óleo e oito medidas de farinha de trigo. Um exemplo de proporção é o uso de oito xícaras de farinha para uma de óleo. Coloque estes dois materiais em uma travessa e misture, até ficar com um aspecto parecido com areia. Super fácil, hein?

Como fazer areia colorida - giz colorido e sal, espalhe o sal em um recipiente raso e vá rolando o giz da cor desejada sobre o sal (o atrito faz com que o sal fique tingido pelo giz), quanto mais giz mais escura a cor. Depois use o sal colorido em suas artes de garrafinhas ou colagens.

Molhe um pouco a areia com água, pois isso irá facilitar na hora de adicionar o corante. Adicione algumas gotas de corante alimentício das cores já escolhidas dentro dos sacos, em torno de três a quatro gotas já serão o suficiente. O corante também pode ser substituído por aquarela líquida se preferir.

Coloque algumas gotas de corante alimentício em cada saco.
Essa aquarela é vendida em pequenos frascos e já está diluída na água. Não use a aquarela líquida para tingir a areia da praia. O corante alimentício é seguro para os animais marinhos, mas a aquarela não.