Como fazer anotações de matemática?

Perguntado por: ucruz8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Tente manter cada tema e equação matemáticos juntos nas anotações. Deixe as outras caixas em branco durante a aula. Mantenha as anotações simples e objetivas. Escreva apenas o suficiente para conseguir se lembrar dos pontos principais.

Aprender acima de tudo com uma boa metodologia

  1. Não decore, compreenda. Pode até parecer contraditório em matemática, mas é inútil decorar os conteúdos se você não sabe como e onde utilizá-los. ...
  2. Não olhe a resposta. ...
  3. Adquira novos hábitos. ...
  4. Sempre praticar. ...
  5. Pergunte sempre. ...
  6. Aprender a ler um enunciado em matemática.

No espaço da esquerda, anote os tópicos do assunto em questão e local onde o conteúdo aparece (data da aula, página do livro ou da apostila etc.). Na margem da direita , faça as anotações gerais, dando ênfase para gatilhos que o ajudem a lembrar do conteúdo, palavras-chave, associações, pontos mais relevantes etc.

COMO UTILIZAR O MÉTODO DE ESTUDOS CORNELL?

  1. ANOTAÇÕES. Anote o que o professor falar durante a aula, mas utilize as suas próprias palavras. Escreva as informações importantes que estiverem no quadro. ...
  2. TÓPICOS. Após a aula, leia as anotações que fez e classifique o que você anotou com palavras-chave. ...
  3. RESUMO.

Vamos começar a fazer anotações inteligentes.

  1. Passo 1: Faça anotações físicas ao ler.
  2. Passo 2: tenha uma maneira de registrar as fontes bibliográficas enquanto você lê
  3. Passo 3: faça upload de suas notas.
  4. Passo 4: arquive suas anotações.
  5. Passo 5: use e organize suas anotações.
  6. Resumo.

Você pode inserir a data de hoje e fazer embaixo as anotações que aparecerem ao longo do dia, assim como sentar durante 10 minutos e listar tuuuudo o que precisa fazer e que está na sua cabeça. Você também pode dividir o caderno por seções, ou usar uma agenda.

Confira algumas características presentes em quem tem aptidão para a área de Exatas, segundo o professor Thiago:

  1. Bom raciocínio lógico;
  2. Pensamento rápido;
  3. Saber lidar com problemas complexos;
  4. Facilidade para trabalhar com conceitos e modelos abstratos;
  5. Gostar de aprender;
  6. Facilidade com outras áreas.

Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.

Além dos conceitos teóricos, esta é uma disciplina muito prática, que requer o exercício constante para ser aperfeiçoada. Por isso, para saber como melhorar em Matemática, é preciso muito treino. Cada equação tem as suas próprias particularidades e diferentes vias de resolução.

Google Keep

Google Keep. Se você precisa de um app de notas e realmente não se importa com recursos sofisticados, o Google Keep é para você. Ao contrário dos seus concorrentes, ele é bem minimalista, motivo pelo qual ganhou uma menção em nossa lista.

Ao invés de escrever todas as palavras que o professor fala, desenvolva uma técnica eficiente para fazer suas anotações durante a aula. E não tem muito mistério: veja o resumo da aula, anote os tópicos-chave, liste os principais temas e crie o seu próprio resumo.

Veja 8 dicas de como aprender a estudar de forma eficaz

  1. Alterne os conteúdos de estudo. ...
  2. Mantenha as distrações longe. ...
  3. Ensine o que aprendeu para outra pessoa. ...
  4. Utilize material impresso. ...
  5. Faça conexões. ...
  6. Mude o local de estudo. ...
  7. Pratique o que aprendeu. ...
  8. Metacognição.

Mantenha um equilíbrio entre as partes preenchidas e as áreas livres do caderno, uma harmonia fundamental para deixar seu caderno visualmente atrativo e organizado. Para isso, as margens devem ser respeitadas, assim como, o espaço antes de cada um dos parágrafos.

Instruções

  1. O primeiro passo é imprimir as folhas que você vai usar. ...
  2. Então, basta cortar as folhas no tamanho desejado com a ajuda de uma régua e de um estilete.
  3. Após essa etapa, junte as folhas com prendedores de papel nos dois lados. ...
  4. Agora você apenas precisa esperar o seu bloco de notas secar bem.

O método de estudo Robinson trabalha em cinco etapas principais: explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar. A técnica é bastante utilizada nos Estados Unidos e em toda a América do Norte, sobretudo no mundo acadêmico.

A sala de aula invertida, em inglês, conhecida por Flipped Classroom é uma estratégia instrucional e um tipo de aprendizagem mista, que inverte o ambiente tradicional de aprendizagem (Bergmann e Sams, 2016).

Os resumos são uma das técnicas de estudos mais eficazes para fixar o conteúdo e ter melhores resultados em qualquer prova. Trata-se da síntese de um tópico da matéria em formato de texto, no qual você elenca os aspectos mais relevantes de maneira reduzida e fluida.

Faça anotações nas margens do seu texto ou em post-its colados nelas. Use as margens das folhas para fazer anotações que ajudem você a se lembrar de pontos importantes do texto, questões ou ideias que lhe surgirem e conexões entre o que está lendo e discussões ocorridas na sala de aula.

Use um programa de anotações
Existem muitos programas de anotações no mercado, como o OneNote, o popular Evernote e o Google Keep, por exemplo. Vale experimentar as opções antes de decidir definitivamente qual é a melhor para você.