Como fazer Amá-la de Iansã?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

IANSÃ Amalá: 7 velas amarelo escuro/ laranja, água mineral, acarajé de feijão ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela. Frutas e flores também podem compor o Amalá de Iansã.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Magia de Oyá Oníra para harmonia no amor:
Torre 250g de feijão fradinho no açúcar mascavo e coloque por cima das folhas. Compre 9 quindins e coloque por cima do feijão. Despetele por cima de tudo uma rosa cor-de-rosa e outra amarela. Arrie esta magia à beira de um rio fazendo os seus pedidos com fé a Oyá Oníra.

Existem dois tipos de Amala na terra ioruba, o Amala Dudu e o Lafun.

Preparo do acaçá:

  1. Em uma panela, misture a massa com a água e mexa em fogo baixo.
  2. Quando começar a engrossar, acrescente o leite de coco, o sal e açúcar.
  3. Deixe cozinhar até formar bolhas, deixe esfriar e enrole nas folhas de bananeira como se enrola abará.
  4. Quando esfriar totalmente estará pronto.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

O doce de leite é para Mamãe Iansã, para que nunca falte a fé nos corações, que é o alimento da alma.

As ervas quentes na força de mãe Yansã são: espada de santa Bárbara, dandá da costa, para raio, eucalipto, pinhão roxo e quebra demanda.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

As variedades mais comuns de flores Iansã são a Hemerocallis fulva (lírio-tigre) e a Kniphofia uvaria (tritoma ou lança-de-são-jorge).

Ajudai-me para que as pessoas com má intenção não destruam minha paz de espírito. Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Uma característica muito marcante nos filhos de Iansã é o carisma. Eles possuem um magnetismo pessoal muito forte, atraindo olhares por onde passam. Eles dominam a atração e a conquista, virando a cabeça e mexendo com o coração dos desavisados.

ÒGÚN - OGUM

ÒGÚN - OGUM: Canela, por ser estimulante, acentua a determinação. Deve ser usada para abertura de caminhos e em entrevistas de emprego.

1. [ História ] Banda de cor púrpura que os senadores romanos traziam sobre a toga, como distintivo de dignidade. 2. [Por extensão] [ História ] Essa mesma toga.

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

100% Milho de canjica Branca. Qualidade Comprovada.

farinha de milho

Também usada para o acaçá, um prato ritual do candomblé. A receita original, feita segundo rígidos preceitos, consiste em pequenas polentas feitas com farinha de milho branco, embrulhadas em folhas de bananeira e modeladas com forma piramidal.

É feito de milho de canjica branca, embrulhado na folha de bananeira.