Como fazer alimentação natural para cães?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Quais são os vegetais que o cachorro pode comer?

  1. abobrinha, abóbora;
  2. batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis;
  3. cenoura, chuchu, couve, couve-flor;
  4. espinafre, inhame, mandioquinha;
  5. rabanete, repolho, vagem;
  6. batata, mandioquinha, inhame e outros tubérculos devem ser oferecidos cozidos.

Conforme explica a Dra. Mariana, alguns dos legumes mais recomendados para cães são chuchu, abobrinha, cenoura, berinjela e couve-flor. Segundo ela, isso ocorre pela boa palatabilidade, pelo baixo teor de calorias e por serem ricos em água. Outras opções que também podem ser oferecidas são ervilha e pepino.

Já o ovo cozido, por exemplo, é recomendado para os cachorros e é, inclusive, muito benéfico para a saúde deles. Assim, se for preparado de maneira adequada, o ovo pode ser um ótimo complemento para a alimentação natural canina, pois fornece proteínas, vitaminas A e B, e outros nutrientes como ferro e selênio.

Na fase adulta, o indicado é que o cachorro faça duas refeições por dia, uma de manhã e outra no final da tarde ou início da noite. Ainda que muitos tutores prefiram deixar a ração no potinho do pet o tempo todo, esse não é o ideal e acaba sendo um dos erros mais comuns na hora de alimentar um cão.

Cenoura. Dos legumes que os cachorros podem comer, a cenoura é um excelente lanche. Possui baixa caloria, é rica em fibras e em betacaroteno, que produz vitamina A. Além disso, ao triturar a cenoura, o cão vai promovendo a limpeza mecânica dos dentes.

É impossível que o seu dog resista a uma boa carne moída ou a um franguinho desfiado! E a boa notícia é que ambos os alimentos estão dentro da lista de recomendações da veterinária.

Essa mistura dá super certo, e dispensa cálculos complicados quando você apenas fornece 10% de comida natural junto com a quantidade diária que seu animal come. Por exemplo: se ele come 300 gramas de ração, você pode oferecer até 30 gramas de alimentos naturais para ele por dia, como se fossem um petisco.

Também há aquelas frutas e legumes que o cachorro não pode comer. Isso porque elas podem atacar o estômago do pet ou conter elementos danosos, que podem causar uma intoxicação alimentar.
...
Legumes

  • Cebola;
  • Alho e alho-poró;
  • Batata crua.

Quais verduras que cachorro não pode comer?

  • Brócolis.
  • Espinafre.
  • Alface (por ter uma grande quantidade de água, pode causar quadros de diarreia)
  • Couve.
  • Couve flor.
  • Salsa.
  • Manjericão.

Afinal, como aumentar a imunidade do cachorro?

  1. Tenha um cuidado especial com a alimentação.
  2. Dê petiscos naturais.
  3. Caminhadas e exercícios.
  4. Mantenha a vermifugação e a vacinação em dia.

Comer fígado de frango em excesso pode fazer seu cachorro ter Hipervitaminose A, que é uma overdose de vitamina A. O excesso de vitamina A também pode causar fraqueza muscular, problemas digestivos e esporões ósseos.

Essas proteínas podem vir da carne formulada na dieta caseira e da composição das rações secas comerciais. Os tipos de carne mais utilizados na indústria e na formulação do alimento caseiro são principalmente as de boi, porco, cordeiro, frango e peixe, e cada uma delas contém valores nutricionais diferentes.

A melhor forma de definir um horário para alimentar o cachorro é criando uma rotina. A primeira refeição deve ser servida no horário que o cachorro acorda, que costuma ser sempre o mesmo horário. A última refeição do cão não deve ser muito tarde, o ideal é que não ultrapasse o horário das 17 e 18 horas.

A frequência de banhos ideal de acordo com a pelagem
Cães de pelo curto: intervalo de 10 a 15 dias, no máximo, entre os banhos. Cães de pelo longo: intervalo de 7 a 10 dias, no máximo, entre os banhos.

Assim como os humanos, os cães também podem consumir a beterraba de duas formas: cozida ou crua. Isso mesmo, cachorro pode comer beterraba cozida! Esse preparo possui uma textura mais agradável para muitos paladares e diversifica o consumo.

O fígado de boi nunca deve ser oferecido cru, portanto faça o cozimento da carne antes de dá-la ao animal. Ah, e vale lembrar que esse cozimento não deve envolver a adição de temperos, sal, especiarias e outros condimentos que podem fazer mal à saúde dos cães.