Como fazer adubo potente para turbinar suas plantas?

Perguntado por: rassis5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

Nesse caso, a melhor opção é o fertilizante Forth Frutas, disponível em embalagens de 400 g a 25 kg. Seja para adubar uma frutífera de vaso ou um rico pomar, esse fertilizante vai nutrir sua plantação com NPK 12-5-15 e mais 9 minerais. Entre eles: cálcio, magnésio, enxofre, boro e outros.

O Fósforo também pode ajudar a acelerar a maturidade de uma planta, sendo vital na fotossíntese e na respiração. Além disso, a aplicação de Fósforo nessa fase ajuda a fortalecer as raízes, que também são importantes na fase da floração.

Alga. A alga é posição líder nesta seleção, das 10 plantas que crescem mais rápido no planeta. Esta planta não tem propriedades como outras plantas. A cada semana, pode crescer 30,4 cm.

Normalmente a deficiência no crescimento das plantas está associada com alguns dos chamados “fatores limitantes de crescimento”. Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Adubo para plantas
A borra do café é rica em nitrogênio, que é um dos três principais macronutrientes que alimentam as plantas. Além disso, a borra também previne algumas pragas. Mas cuidado: em excesso, ela pode ser prejudicial. Saiba mais sobre como o café age no solo aqui.