Como fazer adubo caseiro para floração?

Perguntado por: oramos6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

Fósforo (P)
Esse nutriente também é fundamental para as plantas e para a nutrição agrícola pois é responsável pelo controle hormonal no crescimento das plantas. Ele auxilia na floração, na fixação de N, estimula a produção de frutos e sementes, e dá maior resistência ao caule ou talo.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.

auxilia e ajuda tá principalmente o sistema radicular aqui da raiz ajuda a raiz a ser nutrida principalmente com a base do ferro. para auxiliar e deixar tua planta mais bonitinha. assim ó desenvolvida mais verdinha tá bom Sem contar que você ia jogar uma coisa no lixo você. hoje utiliza na tua planta.

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, na proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água. Borrife a mistura nos vasos ou canteiros.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

Borra de café
A borra que fica depois de coar o café é um rejeito rico em fósforo, nitrogênio e potássio. Além de fornecer nutrientes para as plantas, a borra ainda ajuda a afastar caracóis e lesmas. Para usar, é bem simples. Basta pegar a borra do café e espalhar na terra, em volta de cada muda.

Quando a planta é muito jovem, ela dificilmente vai florescer. O motivo é simples: ela ainda não passou por todas as etapas de desenvolvimento e crescimento, portanto, não tem estrutura adequada para suportar o florescimento.

Fatores de indução da floração
Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.

Uma solução eficaz é aplicar fertilizantes minerais mistos, à base de aminoácidos, com teores equilibrados de CaB (cálcio e boro) e com ação bioestimulante. Esses aminoácidos são fortes carreadores de nutrientes e fornecem energia e elementos fundamentais na fase reprodutiva da planta.

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre.

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. ...
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. ...
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. ...
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. ...
  5. 5 – Dicas extras.

A boa notícia é que a casca de ovo não tem restrição e pode ser utilizada em qualquer plantinha!

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.