Como fazer ácido kójico caseiro?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A receita inclui apenas dois ingredientes: arroz cru (1 xícara) e água filtrada em temperatura ambiente (3 copos). Lave bem o arroz e coloque em um recipiente com tampa. Em seguida, adicione a água. Mantenha essa mistura coberta de 24 a 48h, para que ocorra a fermentação.

O ácido kójico é uma substância derivada de diferentes tipos de fungos e também um subproduto de alimentos fermentados como saquê, molho de soja e vinho de arroz¹.

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.

Ácido Kójico Dipalmitato 50g Gel Creme.

Ácido Kójico

O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear as manchas graças ao seu efeito despigmentante e também não fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

A receita caseira de água de arroz é muito simples: você só precisa deixar um copo de arroz de molho em água por 12 horas, coar o líquido e mantê-lo na geladeira por até dois dias.

Recomenda-se aplicar o produto contendo ácido kójico diariamente, de manhã e à noite. Durante o dia é indicado aplicar um protetor solar logo a seguir para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Os resultados podem começar a serem vistos à partir da 2ª semana de uso e é progressivo.

Os tratamentos com esse ácido podem ser encontrados em cremes, pomadas e em procedimentos em clínicas estéticas, como o peeling. Os efeitos começam a aparecer de 15 a 30 dias de uso.

Por promover um tratamento eficaz, o ácido tranexâmico é uma ótima opção para quem busca um tratamento de manchas na pele causadas por acne, sol e melasma.

O ácido kójico pode ser um aliado, tanto da vitamina C, quanto do Retinol, para otimizar os benefícios e garantir uma pele ainda mais radiante. A dermatologista Azadeh Shirazi afirma: “Esse ácido funciona muito bem tanto de dia, quanto de noite para reduzir a hiperpigmentação”.

O ácido kójico é menos irritante e mais suave do que os demais clareadores usados comumente para o tratamento de manchas, e não causa fotossensibilização no usuário, o que possibilita seu uso durante o dia também. É recomendado o uso de 1 a 3% em cremes ou loções.

porém não para o rosto. mas sim para outras partes do corpo. mais indicado para irritações na região íntima. entre os dedos.

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

É muito conhecido por sua atividade despigmentante, antioxidante e antimicrobiana, promovendo muitos benefícios a pele como uniformização do tom de pele, atenuação de manchas, redução de rugas e prevenção do fotoenvelhecimento.

Lavar o rosto ou área desejada com quantidade suficiente do sabonete diariamente, fazendo movimentos circulares, aguardar 05 minutos e enxaguar com abundância, ou conforme a orientação de um profissional habilitado. É recomendado o uso de fator de proteção solar após o uso.

A grande vantagem do tratamento do melasma com Ácido Kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia.

A máscara com bicarbonato e leite de rosas ajuda a clarear manchas.
...
Bicarbonato no rosto com leite de rosas

  1. Misture 3 colheres de leite de rosas com 1 colher de bicarbonato de sódio;
  2. Aplique no rosto;
  3. Deixe agir por pelo menos 5 minutos;
  4. Lave bem o rosto.