Como fazer a voz passiva sintética?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em primeiro lugar, é importante entender que sintético é o mesmo que resumido, portanto, se a voz passiva é sintética, ela é composta apenas pelo verbo, pronome “se” e sujeito paciente. Veja o exemplo: Aluga-se apartamento.

A voz passiva sintética (ou voz pronominal) apresenta um verbo principal e a partícula apassivadora do sujeito. Diferentemente da voz passiva, na voz ativa o sujeito realiza a ação. Já na voz reflexiva o sujeito realiza e sofre ao mesmo tempo a ação expressa pelo verbo.

A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).

Voz passiva analítica e voz passiva sintética
Voz passiva analítica: O pedido foi feito pelo responsável. Voz passiva sintética: Fez-se o pedido.

frase sintética
Definição: Uma frase ou proposi o, dita sint tica se, para se determinar o seu valor de verdade, for necess rio recorrer a dados emp ricos, como,por exemplo, na frase "o Jo o roubou o livro".

A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.

Frase na voz passiva:
O iogurte foi comido pelo menino. A frase na voz passiva resulta da transformação da frase na voz ativa. O menino (sujeito) comeu (voz ativa) o iogurte (objeto direto). O iogurte (sujeito) foi comido (voz passiva) pelo menino (agente da passiva).

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

A passive voice (voz passiva) é um tipo de construção frasal onde o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação da frase em vez de praticá-la. É destacado o que acontece com o sujeito, porém, sem enfatizá-lo. Exemplo: The car was washed. (O carro foi lavado.)

Voz passiva sintética ou pronominal:
Ela é chamada assim porque se resume a um único verbo. Porém, ela deve ter, necessariamente, uma marca para que não se transforme em voz ativa que é o pronome se – pronome apassivador, por isso também chamada de pronominal.

A voz passiva analítica é formada por: Sujeito paciente + verbo auxiliar (ser, estar, ficar, entre outros) + verbo principal da ação conjugado no particípio + agente da passiva. Exemplos: O café da manhã foi tomado por Bia logo cedo.

Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela.

A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: O professor reprovou Cristiano.

Respondendo sua pergunta: Denomina-se de conta analítica aquela que expressa um fato que pertence a uma série de outros por natureza. Denomina-se de conta sintética aquela que representa elementos de mesma natureza.

Uma frase na voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar (normalmente o verbo ser), mais o particípio de um verbo transitivo, seguindo quase sempre a estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A dança foi coreografada por ela.

As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O que são as contas sintéticas? Já as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas. Resumindo, a conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.

A frase activa distingue-se da passiva através da perspectiva adoptada: na activa, o sujeito é agente responsável pela acção expressa pelo verbo, e, na passiva, o sujeito sofre a acção expressa pelo verbo: Frase activa: O rato [sujeito] comeu [voz activa] o queijo [complemento directo].

Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Entretanto, pode flexionar-se também quanto à voz.

A voz passiva analítica é formada com o verbo auxiliar “ser”, conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa, seguido do particípio passado do verbo principal.