Como fazer a transposta de uma matriz 2x2?

Perguntado por: isales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.

As matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária. A seguir, subtraindo os resultados obtidos dessa multiplicação.

A matriz transposta de uma matriz , de ordem m × n , é a matriz que tem por colunas as linhas de . Consequentemente, é uma matriz de ordem n × m .

Uma matriz só possuirá inversa se o seu determinante for diferente de zero. Caso o determinante det(B) seja igual a zero, a matriz não possui inversa. A matriz transposta da matriz inversa é igual à matriz inversa da matriz transposta. A inversa de uma matriz identidade é sempre igual a ela mesma.

1º passo: Escrever os elementos das duas primeiras colunas ao lado da matriz. 2º passo: Multiplicar os elementos das diagonais principais e somá-los. 3º passo: Multiplicar os elementos das diagonais secundárias e trocar o sinal. 4º passo: Juntar os termos e resolver as operações de adição e subtração.

Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1.

Dada uma matriz B = (bij) m x n, a sua matriz oposta será representada por –B. Isso significa que para encontrar o oposto de uma matriz basta tornar todos os elementos da matriz em seus opostos.

Matrizes 2x2 possuem dimensão igual à 4; Para outras matrizes basta multiplicar o número de linhas pelo de colunas que você também acha a dimensão delas, isto é, as 3x2 são de dimensão 6; as 5x10 são de dimensão 50.

Exemplo de matriz inversa 2×2:
Temos uma matriz 2×2. Temos a matriz inversa, que também é 2×2, obrigatoriamente. Temos a matriz identidade, que também deve ser 2×2 assim como sua matriz original em questão. Veja no exemplo que multiplicando a matriz x matriz inversa = matriz identidade.

Nesse caso, o cálculo do determinante se faz em 3 passos:

  1. 1° Passo: Multiplicamos os valores da diagonal principal.
  2. 2° Passo: Multiplicamos os valores da diagonal secundária.
  3. 3° Passo: Subtraímos o produto secundário do produto principal.

Resposta: Explicação: É quando a matriz transposta é igual à matriz (A = At).

Que mudou de lugar, que foi alterado na ordem ou colocação. Plural: transpostos |ó|.

A matriz identidade de ordem 2 possui os elementos da diagonal secundária iguais a 0 e os termos da diagonal principal iguais a 1, o que acontece na alternativa D.

Função TRANSPOR

  1. Etapa 1: Escolher células em branco. Primeiro, escolha algumas células em branco. ...
  2. Etapa 2: Digitar =TRANSPOR( Com essas células em branco ainda selecionadas, digite: =TRANSPOR( ...
  3. Etapa 3: Digitar o intervalo das células originais. ...
  4. Etapa 4: Pressionar CTRL+SHIFT+ENTER. ...
  5. Dicas. ...
  6. Detalhes técnicos. ...
  7. Confira também.

Ordem de uma matriz refere-se ao seu número de linhas e colunas. É apresentada na notação m×n, onde m é o número de linhas e n o de colunas. Lê-se "m por n". Assim, a matriz A acima é de ordem 2×3.

Uma matriz é dita ortogonal se a sua matriz inversa é igual a sua matriz transposta.

Multiplica-se cada elemento da primeira linha da primeira matriz por cada coluna da segunda matriz. Por conseguinte, multiplica-se os elementos da segunda linha da primeira matriz pelas colunas da segunda. Continuando, temos na terceira linha da terceira coluna: c + 2f.

(A . B)t = Bt . At: A transposta multiplicação da matriz A pela matriz B é igual ao produto da transposta de B pela transposta de A; det(A) = det(At): O determinante de A é o mesmo determinante da sua transposta At.

A matriz transposta da matriz identidade é a própria matriz identidade.

O determinante de uma matriz de ordem 2 é calculado fazendo a multiplicação dos elementos da diagonal principal e subtraindo pela multiplicação dos elementos da diagonal secundária.

O determinante é calculado em três passos: primeiro, multiplicamos os valores da diagonal principal; segundo, multiplicamos os valores da diagonal secundária; e, terceiro, subtraímos o produto da diagonal secundária do produto da diagonal principal.