Como fazer a transferência de uma escola para outra?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Os pais e responsáveis dos alunos com interesse de mudar de escola por qualquer motivo, precisam solicitar a transferência do estudante na secretaria/coordenação da instituição de ensino onde o aluno está matriculado.

Para efetuar a inscrição é necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), o e-mail do responsável, o comprovante de residência, o histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado.

Inscrição para Transferência/deslocamento de Escolas 2023 De 02/01/2023 a 06/01/2023.

A transferência escolar envolve a apresentação de documentos e a análise do histórico escolar, além de, em alguns casos, a realização de provas ou entrevistas.

Estudantes e responsáveis têm até dia 6 de janeiro para solicitar mudança de escola, por alteração de endereço ou interesse em outra unidade escolar.

Então, caso você tente matricular seu filho na escola e o pedido seja negado por falta de vaga, é preciso recorrer ao conselho tutelar e, posteriormente, caso não solucionado, a segunda medida é acionar o judiciário.

Para fazer DOC ou TED, quem envia o dinheiro precisa do nome completo do beneficiário, CPF ou CNPJ, os dados bancários (banco, agência e conta) e o tipo de conta (corrente ou poupança). A maioria dos bancos faz DOC e TED nas agências, internet banking, caixas eletrônicos, aplicativo do banco ou por telefone.

O período para alunos solicitarem a mudança de unidade escolar é entre os dias 18 e 25 de novembro.

On-line: o responsável realiza através do site https://sed.educacao.sp.gov.br/, com login e senha, conforme cadastro junto à unidade escolar. Ao acessar o sistema SED, o responsável deverá clicar em “Gestão Escolar – Inscrição de Deslocamento/Transferência Online.

Documentação em comum para todos os casos

  • Carteira de identidade.
  • Carteira de trabalho.

O primeiro acesso é online, então, acesse o portal sed.educacao.sp.gov.br. O segundo passo será a revisão dos dados de inscrição. Nessa etapa o estudante deve levar até a escola os seus documentos. Ao ser revisado todos os dados e aprovados, você passará pela etapa da efetivação da matrícula e ocupará a vaga.

Intenção de transferência
O Responsável ou aluno maior de 18 anos deverá ir até a escola de origem ou destino compatível com o nível de ensino do aluno e solicitar o cadastro, ou acessar a SED com seu login e senha, em Gestão Escolar / Inscrição de Deslocamento/Transferência e incluir a inscrição.

Especialistas afirmam que o melhor período para se fazer a mudança é o fim do ano letivo. Assim a transição tende a ser menos complicada para o aluno, que terá a oportunidade de encerrar de forma mais tranquila as relações afetivas com colegas e professores.

Uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição. É a de número 12.089, de 11 de novembro de 2009.

No caso de 2023 o prazo da matrícula vai até fevereiro para ingresso no primeiro semestre e até julho para o segundo semestre. Mas, quem perder a data também pode se cadastrar na lista de espera e aguardar o chamado da prefeitura.

Para isso, basta consultar o site da Secretaria Escolar Digital, com acesso pelo Registro do Aluno (RA) e data de nascimento, ou ainda se dirigir à unidade escolar onde foi realizada a inscrição.

O processo de matrículas 2023 para ingresso em instituições de ensino públicas ou particulares começam em breve. De novembro de 2022 até janeiro do próximo ano os responsáveis por crianças e adolescentes que pretendem ingressar no ensino regular devem procurar as unidades escolares.