Como fazer a soma de uma fração?

Perguntado por: udias . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações. Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc (5,2) = 10.

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

Fração geratriz é um tipo de fração que, ao dividir o seu numerador pelo denominador, é obtido uma dízima periódica (número decimal infinito). Esse número pertence ao conjunto dos números racionais (Q). Os números decimais periódicos possuem um ou mais algarismos que se repetem de forma infinita.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

Abraço Borboleta:
É um método que foi criado para auxiliar pacientes de desastres naturais. E desde então, tem sido utilizada em crianças e adultos, em diversas situações. A tática ajuda a fazer a mudança de estado emocional – quando precisa rapidamente fazer uma regulação da sua emoção.

MMC e frações
O mínimo múltiplo comum é utilizado também para realizar as operações de adição e subtração de frações. Para somar ou subtrair duas ou mais frações, basta calcular inicialmente o MMC entre os denominadores e, em seguida, dividir esse MMC pelo denominador e multiplicar o resultado pelo numerador.

As frações equivalentes são diferentes possibilidades de frações que representam uma mesma quantidade. Por exemplo, se eu comprar uma pizza, dividi-la em 4 partes iguais e pegar apenas um pedaço, estarei com da pizza.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.

A fração mista, conhecida também como número misto, é o número representado por uma parte inteira e uma parte fracionária. Quando o número racional não é inteiro, podemos representá-lo como uma fração. Uma fração é imprópria quando o seu numerador é menor que o seu denominador.

Portanto, 13/9 é a fração geratriz de 1,4444...

Uma dízima periódicaé um número racional que tem infinitas casas decimais que se repetem. geratriz da dízima 0, 3. 1 3 = 3 9 = 4 12 = 5 15 = 6 18 = ... é a fração geratriz irredutívelda dízima periódica 0,33333…

Cálculo da fração geratriz

  1. 1º passo: Igualar a dízima periódica a uma incógnita, por exemplo x, de forma a escrever uma equação do 1º grau.
  2. 2º passo: Multiplicar ambos os lados da equação por um múltiplo de 10. ...
  3. 3º passo: Diminuir a equação encontrada da equação inicial.
  4. 4º passo: Isolar a incógnita.

Um terço é igual à fração \frac{1}{3}, sendo assim, equivale a 1 das 3 partes de uma quantidade.

Este artigo foi visualizado 43 306 vezes. O beijo borboleta é um beijo muito doce que pode expressar paixão, amor e afeição. É perfeito para sair da rotina com seu parceiro.

Para realizar a soma, é necessário igualar o denominador das frações, ou seja, encontrar um múltiplo comum para os dois denominadores. Assim sendo, o MMC se torna interessante nesse caso, pois, quanto menor for esse múltiplo, mais fácil será realizar essa operação.

A simplificação de frações algébricas é um processo que facilita a resolução de equações algébricas, pois a redução da equação a outra equivalente simplificada torna o processo de resolução mais simples, evitando cálculos excessivos e diminuindo o risco de erros.