Como fazer a pontuação de um texto?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Veja quais são os sinais de pontuação e como usá-los corretamente.

  1. Ponto ( . ) O ponto, ou ponto final, é uma pausa de longa duração. ...
  2. Dois pontos ( : ) ...
  3. Vírgula ( , ) ...
  4. Ponto e vírgula ( ; ) ...
  5. Reticências ( … ) ...
  6. Parênteses [ ( ) ] ...
  7. Ponto de exclamação ( ! ) ...
  8. Ponto de interrogação ( ? )

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Usos da vírgula

  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Ele é usado no final de frases declarativas e imperativas. Ele pode ser utilizado, também, em orações interrogativas indiretas. Mas, além dele, existem outros tipos de pontos, como o ponto de interrogação, de exclamação, os dois-pontos e o ponto e vírgula. Leia também: Vírgula — como usá-la de maneira adequada?

Quanto não usar o ponto final? Como o ponto final indica necessariamente uma pausa e um encerramento na ideia do enunciado, não se deve usar esse sinal de pontuação em contextos diferentes, que podem indicar uma entonação específica (exclamativa ou interrogativa) ou que não indicam pausa e encerramento de uma ideia.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

(pelos quais) Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.

3) Vírgula depois do “e”: deve ser usada se houver intercalação entre o “e” e o elemento ligado por ele.

Quando é usada no começo de uma frase, a expressão "por exemplo" introduz o exemplo que você vai usar. Veja abaixo algumas frases com "por exemplo" no começo: "Nutra a criatividade em casa. Por exemplo, a pintura em quadros negros permite que as crianças desenhem nas paredes."

Livro Como Pontuar em Português
Escrito em linguagem acessível, este livro contém comentários de casos de pontuação, lista de exercícios e uma bateria de testes. Ainda que muitos vejam na pontuação um aspecto menor da gramática, seu valor é percebido quando da preparação de um texto.

Reticências nas indecisões
As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

Crase é o nome que se dá à união da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou com o “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele(s)”, “aquela(s)” e “aquilo”, ou, ainda, com o “a” inicial dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”. Ao acento indicador de crase dá-se o nome de acento grave.

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

Espaço antes ou depois da vírgula? Após o uso da vírgula, deve haver, obrigatoriamente, um espaço, seja em textos digitais seja em textos manuscritos. O espaço é necessário entre as palavras que são separadas por uma pausa, representada pela vírgula.