Como fazer a poda do pé de urucum?

Perguntado por: dgonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A poda é feita a uma altura de aproximadamente 1,2 m do solo e a um metro do caule principal (Franco et al, 2008). Alguns agricultores tem como prática realizar a poda de rebaixamento da planta logo após a colheita.

A poda apical estimula a emissão de brotos laterais, com isso pode haver maior formação de flores e frutos e, consequentemente, maior número de sementes. Diante disso, objetivou-se avaliar o efeito da poda da haste principal para a produção de frutos e sementes de abóbora.

Poda Apical ou Poda Top
Basta remover o broto apical/ haste principal. Os dois brotos imediatamente abaixo crescerão e se tornarão dois brotos superiores, e assim a planta vai crescer espalhada e sem aquele aspecto de pinheirinho de Natal reta pra cima.

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual, devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.

É realizada através da remoção de bulbos dos locais onde os galhos devem parar de crescer, de modo a desenhar o formato da árvore, determinando qual espaço a mesma tem para poder crescer e se desenvolver.

Alguns estudos mostram que as folhas do urucum possuem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias como as prostaglandinas e citocinas, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas da pele, queimaduras, cortes ou psoríase, por exemplo, por acelerar a ...

- Colheita: de setembro a outubro, safra única. Obs.: Bixina é uma substância vermelha, principal corante do urucum, cujas sementes reduzidas a pó, têm a função de colorir os alimentos.

A maturação dos frutos, da fecundação até a colheita, completa-se em cerca de 60 a 80 dias.

Se você não faz a poda de suas plantas, saiba que elas estão perdendo vitaminas e nutrientes importantíssimos para seu crescimento. Esses galhos velhos não produzirão frutos, por esse motivo, a poda é necessária para guiar os nutrientes para galhos jovens e mais fortes.

Há quatro tipos principais de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação.

Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.

Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte. Ela seca rápido e forma uma película que protege o ramo da contaminação.

A poda seca da videira compreende um conjunto de operações que se efetuam na planta, consistindo na supressão parcial do sistema vegetativo lenhoso (sarmentos). Isso é realizado no inverno, durante o descanso vegetativo da videira.

Poda longa
A poda é longa, quando pelo menos ficam com 4 olhos, designando-se por varas. Neste tipo de poda há dois aspetos importantes a considerar, a orientação das varas e se ficam livres ou não.

Por exemplo: árvores ornamentais, árvores de fruto, trepadeiras, herbáceas e arbustos de floração primaveril que floresçam no ramo do ano. O que não se deve podar? Tudo o que está em flor. Estas são plantas que se podam após a floração (final da primavera), pois necessitam que haja indução floral durante o inverno.

Devem-se fazer podas no fim do inverno para formação da planta, eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

O professor explica que os erros mais comuns cometidos durante o procedimento da poda dos citros estão relacionados ao uso de equipamentos inadequados, Ã intensidade e época de poda, além do tratamento fitossanitário inadequado dos equipamentos utilizados durante a poda e nas plantas pós-poda.

- Perda do equilíbrio estético – modificação da arquitetura de copa de cada espécie. - Apodrecimento do lenho. - Aumento da incidência de galhos fracos e podres sobre os alvos urbanos que circundam a árvore. - Morte do vegetal.

Colorau não faz mal! Condimento é rico em antioxidantes e vitamina E. Amplamente utilizado pela indústria para dar cor a produtos alimentícios, o colorau é rico em duas substâncias típicas de alimentos coloridos e fortemente pigmentados: os flavonoides e os carotenoides (também chamados de fitonutrientes).

Além da possibilidade de ser aplicado diretamente na pele, o Óleo vegetal de Urucum Organo também pode ser facilmente incorporado em hidratantes, bronzeadores e protetores solares.