Como fazer a nomenclatura iupac?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A nomenclatura IUPAC é feita adicionando-se os prefixos fluoro-, cloro-, bromo- ou iodo- ao nome do hidrocarboneto, além dos números indicativos de posição. Os nomes dos halogênios devem ser escritos em ordem alfabética. Obs.: nomes como n-propila, terc-butila e isopropila não são recomendados pela IUPAC.

A numeração se inicia através da seguinte ordem de prioridade: função orgânica, insaturação e ramificações.

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.

O que é Nomenclatura:
A nomenclatura de determinada area do saber, por exemplo, se diferencia por seguir uma série de regras e metodologias que são próprias da sua respectiva disciplina. Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é o órgão internacional que representa a química e as ciências e tecnologias relacionadas.

A grafia correta do substantivo feminino, que se refere a uma lista de nomes ou ao conjunto dos termos técnicos de um campo do saber, é NOMENCLATURA.

Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie.

REGRA 1: Determine a cadeia principal (maior sequência de átomos de carbono) e seu nome. REGRA 2: Identifique as ramificações e dê nomes a elas. REGRA 3: Comece a numerar a cadeia principal da extremidade que contém o grupo orgânico substituinte (ramificação) mais próximo.

Para alcanos normais (não ramificados), deve-se então juntar o prefixo, o infixo e o sufixo. Por exemplo: Para um carbono: prefixo met-, infixo -an- e sufixo -o, sendo, assim, metano. Para três carbonos: prefixo prop-, infixo -an- e sufixo -o, sendo, assim, propano.

Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.

Nomenclatura dos aromáticos
No ensino médio, boa parte do estudo dos hidrocarbonetos aromáticos é retido ao benzeno (C6H6). O benzeno segue as recomendações da Iupac para hidrocarbonetos de cadeia fechada, porém admite-se o nome “benzeno” para a cadeia principal.

Resposta verificada por especialistas. O nome do composto segundo a IUPAC é ácido hexanodioico (Alternativa C). Primeiro precisamos identificar a cadeia orgânica principal que é aquela que possui o maior número de carbonos.

Sigla de International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Plantae

Homo sapiens é o binômio, ou nome científico, usado para classificar a espécie humana.