Como fazer a miíase subir?

Perguntado por: ecalixto2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação.

Dilua água sanitária em água corrente
O ideal é diluí-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas. Para manusear o produto, utilize luvas de borracha.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação. Às vezes, o berne é absorvido pelo organismo e a ferida fecha, mas é mais raro. O maior problema dessa infecção é o desconforto causado pela presença do berne no animal.

Para remoção do berne, em específico, como ele possui apenas uma larva, também é possível utilizar produtos locais que impedem a larva de respirar, o que a deixa imobilizada e facilita sua remoção com pinça. Se a doença estiver em estágios mais avançados, essa retirada pode ser cirúrgica.

Já em contato com a pele sadia do cachorro, os ovos eclodem em até sete dias. Em seguida, as larvas invadem o tecido saudável e passam a se alimentar dele até completarem o ciclo, o que leva em média 40 dias. Depois disso, a larva sai da pele e se torna pupa, deixando uma ferida aberta e inflamada.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

“Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água.

A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.

Dosagem: Deve ser administrado por via subcutânea, na dose de 200 µg de ivermectina por kg de massa corporal, equivalente a 1 ml do produto para cada 50 kg de massa corporal.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local.

Basta dar 1 comprimido que logo você vai ver as larvas caindo e no dia seguinte já não tem mais nenhuma larva viva. Quando você começar a ver as larvas caindo, coloque o seu cachorro num lugar confortável para ele, pegue uma pinça, retire as larvas mortas e limpe bem o local (buraco que a bicheira fez).

MALATOL 1000 é um inseticida domissanitário, indicado contra mosquito e moscas, inclusive da denque e suas larvas. Também eficaz contra moscas e ácaros, sendo letal tanto pela sua injestão quanto pelo contato dos insetos alvo com MALATOL 1000.

A miíase é doença parasitária provocada pelas larvas de moscas Cochliomyia hominivorax, Dermatobia hominis, e Cordylobia anthropophaga, vulgarmente conhecidas como "mosca varejeira", "mosca berneira" e "mosca tumbu", respectivamente.

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.