Como fazer a limpeza do ovo?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Esfregue devagar o ovo por todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Ao terminar, quebre o ovo no copo com água. Isso vai permitir que você veja o que está ocorrendo em seu corpo e alma. Para descartar o ovo, basta adicionar sal, despejá-lo no vaso sanitário e dar descarga.

Respondendo a @_mill_edit___ Quando você quebra o ovo e a gema está com bolhas ao redor, é sinal que a energia negativa a seu redor é excessiva e que você está muito cansado. Esse pode ser o motivo pelo qual você não tem forças para fazer nada.

Entenda. Tem muita gente que coloca os alimentos de molho no vinagre antes de consumi-los, mas a verdade é que ele não serve para higienizar verduras, legumes nem frutas. Resultado: os microorganismos continuam no mesmo lugar.

A casca dos ovos pode estar contaminada, por isso os ovos não podem ser lavados assim que chegam dos mercados. Então passe um papel-toalha antes levá-los à geladeira e limpe-os somente na hora do preparo, em água corrente ou em uma solução com água sanitária e água.

A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca do ovo, e também para melhorar o seu aspecto visual aos consumidores. A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca do ovo, e também para melhorar o seu aspecto visual aos consumidores, afirma Dr.

“Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo. Tem até quem use água sanitária, mas não é preciso”, acrescenta. Nos Estados Unidos, os produtores higienizam os ovos antes de serem colocados à venda.

Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Consiste, basicamente, em encostar a luz de uma lanterna (pode ser a do próprio celular) na casca do ovo. Se o ovo estiver fresco, vai ficar totalmente iluminado, como se estivesse brilhando. Se estiver podre, ficará escurecido.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Por isso, o ideal é deixar os ovos refrigerados para reduzir o risco de contaminação. Dessa maneira, o ovo pode ser conservado por até vinte e oito dias, a partir da data de produção em temperatura ambiente. Contudo, se ele for armazenado em um local refrigerado, esse prazo se estende para até oito semanas.

Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

O vinagre aglutina a clara, evitando o espalhamento. Isso acontece porque os ácidos - como o acético do vinagre - reagem com as proteínas e precipitam sua coagulação. Em contato com o vinagre, a clara coagula de imediato.

A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.