Como fazer a limpeza de um curativo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Se durante a remoção o curativo estiver aderido à ferida (grudado), aplique o soro fisiológico em jatos, removendo-o com delicadeza e, assim, evitando traumas e retrocessos no processo cicatricial. Despreze o curativo retirado juntamente com as luvas.

É necessário também lavar a ferida com soro fisiológico e utilizar gazes molhadas para eliminar as possíveis secreções — a atenção à limpeza deve ser redobrada, pois evita infecções. Após isso, é preciso cobrir o ferimento com um novo curativo, de modo a permitir a circulação de ar.

Realize a limpeza dos pontos da ferida cirúrgica com gaze embebida em álcool a 70% por 3 vezes, num único sentido; Realize a limpeza da área ao redor da ferida; Cubra a ferida com gaze seca e feche com espar- adrapo ou atadura; Lave as mãos.

CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo. CURATIVO COMPRESSIVO– promovem a hemostasia local prevenindo a hemorragia.

TIPO DE MATERIAL - GAZE COM SORO FISIOLÓGICO 0,9% (SF)
MECANISMO DE AÇÃO Contribui para a umidade da lesão, favorece a formação de tecido de granulação, estimula o desbridamento autolítico/mecânico e absorve exsudato.

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão. Não use pomadas ou cremes no local sem o conhecimento do seu médico.

Para prestar os primeiros socorros, Mara recomenda apenas o uso de antisséptico, álcool a 70°, fita micropore e gaze.

A higiene deve ser feita durante o banho com o uso de sabonete neutro.

Os curativos devem ser realizados no leito com toda técnica asséptica; Nunca colocar o material sobre a cama do paciente e sim sobre a mesa auxiliar, ou carrinho de curativo. O mesmo deve sofrer desinfecção após cada uso; Todo curativo deve ser realizado com a seguinte paramentação: luva, máscara e óculos.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

As feridas podem ser simples ou mais profundas. Para as simples, que machucam a camada superficial da pele, o melhor desinfetante é a dupla água e sabão. Antissépticos tópicos são recomendados para pacientes mais frágeis. O ferimento deve cicatrizar em sete dias se for limpo com água e sabão.

Jogue o soro em jato sobre toda a ferida (use todo o soro de 250 ml). Seque com a toalha, pressionando-a sobre a ferida, sem esfregar. Cubra com gase estéril (use 2 pacotinhos de 10 gase cada um). Fixe com micropore cortado com tesoura limpa (desinfectada com álcool 70 e usada só para o curativo).

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Vários produtos podem ser utilizados - Adaptic, Rayon + vaselina ou Dersane.

Se a gaze estiver grudada na ferida, molhe a gaze com água ou soro fisiológico. · Evite tocar na ferida. Observe a ferida e veja se há presença de pus (secreção esbranquiçada e geralmente malcheirosa), muita vermelhidão na pele ao redor das bordas ou abertura de pontos.

Limpeza de feridas
Feridas sujas podem exigir limpeza (como descrito abaixo) antes da irrigação. Irrigar a laceração usando soro fisiológico estéril em uma seringa de 35 ou 60 mL (de preferência com um protetor contra respingos acoplado, ou então utilizando um catéter plástico).

A melhor técnica de limpeza do leito da ferida é a irrigação com jatos de soro fisiológico 0,9% morno (temperatura de mamadeira).