Como fazer a liberação do FGTS pelo aplicativo?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo

  1. Abra o aplicativo do FGTS no seu celular;
  2. Acesse a sua conta ou, se for o primeiro acesso, realize o cadastro;
  3. Vá em “Meus saques” e role a página até o final;
  4. Toque em “Minha conta bancária”;
  5. Pressione o botão “Cadastrar conta bancária”;

Se preciso, você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do FGTS, para verificar o motivo do bloqueio – que pode inclusive ser por erro operacional no sistema. A partir disso será possível tomar as providências cabíveis para liberar o saldo.

Em casos de demissão, a empresa precisa informar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão do seu contrato por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Depois que ela faz isso, a instituição financeira irá gerar uma Chave de Identificação para o empregador.

Atenção: O débito da conta do FGTS é realizado automaticamente e o valor direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis. Caso o trabalhador não indique conta bancária, o valor do seu FGTS ficará disponível para recebimento nos canais físicos de pagamento CAIXA.

Assim, após análise da documentação, o banco deve liberar em até 15 dias úteis o valor do saque. Além disso, é importante ressaltar que o saldo é corrigido todo dia 10 de cada mês. Desse modo, pode-se solicitar que o pagamento do FGTS seja efetuado após o crédito de juros e atualização monetária, caso prefira.

Para informações do FGTS, baixe o aplicativo APP FGTS, disponível nas lojas de forma totalmente gratuita.

No caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador deve ir até o banco com a carteira de trabalho com o respectivo registro da baixa do contrato. O saque pode ser feito em até cinco dias úteis após o empregador comunicar a rescisão do contrato à Caixa.

A consulta deve ser feita pelo aplicativo FGTS.
Em caso de problema no app, a consulta ao saque extraordinário do FGTS pode ser feita também pelo site fgts.caixa.gov.br. No aplicativo, os trabalhadores com direito ao saque vão poder consultar a data prevista e o valor que será creditado.

Quando o bloqueio é feito por empréstimo com o FGTS, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.

O saldo bloqueado não pode ser desbloqueado, nem pelo aplicativo ou central de atendimento. É necessário entender o motivo do bloqueio (junto ao juiz ou responsável). O saldo é desbloqueado só quando o banco receber uma ordem judicial autorizando o desbloqueio.

Ter o saldo do FGTS bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro do fundo de garantia que foi depositado em conta. Ou seja, não é possível sacar ou transferir o dinheiro, embora o valor esteja lá.

Também é possível consultar pela internet ou pelo celular, no site da Caixa, por e-mail ou SMS e no aplicativo FGTS. O extrato do FGTS informa o valor disponível em conta, data da última atualização realizada no saldo, os saques que já foram realizados e os lançamentos relativos aos últimos seis meses.

O que é a multa rescisória? É uma indenização que o colaborador deve receber a multa rescisória no valor de 40% referente a contribuição do FGTS, mas a partir de 2022, o depósito é feito na conta da Caixa Econômica Federal, no contrato de trabalho vinculado com a empresa e dados do colaborador.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Saque Emergencial do FGTS
O valor será depositado em conta poupança digital aberta automaticamente pela caixa, acessível através do aplicativo CAIXA TEM.... Inclusive, com relação à conta poupança digital, a autorização para abertura de forma automática se deu através da Medida Provisória 982 .

Mas se o empregador não fizer esse comunicado, mesmo podendo fazer, o trabalhador tem apenas 5 dias úteis para sacar o FGTS sem adquirir a Chave de Identificação. Para isso, ele precisará apenas comparecer em um banco da Caixa Econômica Federal portando os documentos necessários que comprovam a rescisão contratual.