Como fazer a leitura de gasometria arterial?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Vistos esses conceitos, para identificar as alterações da gasometria arterial precisamos conhecer os valores normais dos parâmetros avaliados:

  1. pH = 7,35 – 7,45.
  2. pCO2 = 35 – 45 mmHg.
  3. HCO3 = 22 – 26 mEq/L.
  4. AG = 6 – 12 mEq/L.

Os valores de referência para a gasometria venosa são:

  1. pH: 7,33 – 7,43.
  2. pO2: 30 – 50 mmHg.
  3. pCO2: 38 – 50 mmHg.
  4. HCO3: 23 – 27 mmol/L.
  5. BE: -3 – +3.
  6. SO2: 60 a 85%.

É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg. Refere-se à quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina.

A Gasometria e seus principais parâmetros
O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

SaO2

O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

Para o sangue arterial, o intervalo de referência para pH é entre 7,35 e 7,45. Valores menores que 7,35 indicam um quadro de acidose e valores maiores que 7,45 indicam um quadro de alcalose.

Esse exame é responsável por identificar os distúrbios ácido-base, que são acometimentos que demandam condutas enérgicas do médico que está a frente do caso. O aparelho de gasometria mede o pH e os gases sanguíneos sob a forma de pressão parcial do gás (pO2 e pCO2), ao passo que os demais parâmetros são calculados.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito.

A dosagem de bicarbonato (ou CO2 total) como parte de um perfil metabólico ou eletrolítico ajuda a diagnosticar um desequilíbrio eletrolítico, acidose ou alcalose resultante de uma doença/estado clínico.

Hct – Hematócrito. Hametócrito, o rácio entre o volume de eritrócitos e o volume de sangue total.

O excesso de base (EB) é um cálculo que apoia a identificação de acidose ou alcalose metabólica. Trata-se de uma quantificação da proporção de bases no sangue, calculada sob condições padronizadas de pCO2 e de temperatura.

Entretanto, quando o pCO2 aumenta, o pH diminui, tornando o meio ácido e isso interfere diretamente no equilíbrio químico! O equilíbrio químico é formado pelas partes metabólicas (exercidas pelos rins) e pela parte respiratória (exercida pelos pulmões). Sendo assim, se um lado estiver alterado, o outro também estará.

Uma PCO2 elevada indica, usualmente, inadequada ventilação (Hipoventilação) e, consequentemente, acidose respiratória. O contrário, uma PCO2 diminuída indica excessiva ventilação (Hiperventilação) e uma alcalose respiratória.

A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

Pressão parcial de O2 (PO2). Mede a quantidade de oxigênio no sangue. Pressão parcial de CO2 (PCO2). Mede a quantidade de dióxido de carbono no sangue.

Além do nível de oxigênio (O2) no sangue, a taxa de pulso também é exibida no oxímetro. Valores normais de frequência de pulso para adultos podem variar entre 60 e 80 batimentos por minuto, mas depende do estado clínico em que o indivíduo se encontra.

A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).