Como fazer a higiene íntima na gravidez?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Escolha produtos de higiene que contenham componentes calmantes. Não faça uma higiene interna (duche vaginal). Não mais de 2 lavagens íntimas por dia. Evite desodorizantes íntimos e produtos perfumados.

Ocorre também a formação de um biofilme que adere à parede vaginal e inicia um corrimento mal cheiroso”, explica a médica ginecologista Renata Gobato, do Hospital Anchieta de Brasília. Ademais, a baixa imunidade e o estresse durante a gestação também podem contribuir para o surgimento do quadro.

O banho de assento consiste em sentar em uma bacia ou banheira com água morna por 10 a 20 minutos. Cuidado deve ser tomado com a temperatura da água, que não pode ser muito alta para evitar queimaduras. Da mesma forma, deve-se secar bem a área para não ficar úmida.

Maternidade Brasília. Sintomas como coceira, queimação e dor ao urinar são bastante comuns em casos de candidíase vaginal.

Usar sabonetes específicos para a região íntima e calcinhas de algodão que permitam a respiração da pele ajuda a evitar o problema. Evite também protetores diários com cheiro e papel higiênico perfumado.

O tratamento da candidíase na gravidez pode ser realizado por via tópica, com cremes vaginais ou banhos de assento.

A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.

Em situações normais, o corrimento é incolor (às vezes transparente ou branco) e sem cheiro. Além disso, ele não provoca coceira ou ardência, e costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário.

Outro ponto positivo é que a vulva e a vagina ficam muito mais vascularizadas na gestação, melhorando a lubrificação e favorecendo a excitação. Sendo assim, a mulher sente mais prazer e, claro, quer transar mais!

O que não é normal durante a gravidez? Os inchaços nas pernas são comuns, já que é normal reter líquido ao longo da gravidez. Mas se forem acompanhados de sintomas como dores de cabeça severas e edemas muito pronunciados, é preciso procurar o médico imediatamente. A gestante pode desenvolver um coágulo sanguíneo.

A candidíase na gravidez é bem comum e não tem perigo para o seu bebê. Mesmo que não prejudique, se o bebê nascer de parto normal e você estiver com candidíase, é possível que ele apresente os sintomas da doença nos seus primeiros dias de vida, como algumas feridinhas brancas dentro da boca - o tão conhecido sapinho.

Os cremes e hidratantes que contém glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas, podem ser usados sem preocupação.

Por isso, quando a acidez é excessiva, soluções de bicarbonato de sódio para banho de assento podem ser utilizadas.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quando indicado pelo seu médico, você poderá utilizar este medicamento durante a gravidez e deverá tomar cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino. Não é conhecido se a nistatina é excretada no leite humano.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

A colestase pode causar problemas para a saúde do bebê devido ao acúmulo de sais biliares na placenta, que podem ocasionar um parto prematuro e comprometer a redução da troca de oxigênio entre a mãe e o feto. Como a bile está acumulada no corpo, a bilirrubina, substância presente nela, pode invadir o líquido amniótico.