Como fazer a higiene depois da relação?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Faça xixi. Essa dica serve para ambos os sexos, mas sobretudo para mulheres. Urinar após a relação é importantíssimo para limpar a uretra e prevenir infecções do trato urinário. Durante o ato sexual, bactérias da região peri-retal podem passar para a área periuretral e, consequentemente, causar infecção urinária.

A vagina é autolimpante e produz secreções junto com a flora vaginal que protegem de infecções. “Pode tomar banho após as relações e higienizar a vulva e o ânus, mas nunca realizando duchas vaginais. Estas aumentam o risco de infecção, podendo levar bactérias ao útero”, diz a especialista.

Durante o banho e após ir ao banheiro é essencial fazer uma boa higiene íntima. E, nesse sentido, depois da relação sexual também! Essa higiene é feita com uma limpeza externa da área, por isso, nem pensar em usar o chuveirinho!

Existe apenas uma regra bem estabelecida: NÃO SE DEVE LAVAR A PARTE INTERNA DA VAGINA, LÁ DENTRO, COM DUCHAS OU AFINS. Isso porque existe uma flora bacteriana pacífica e amistosa lá dentro que nos protege de infeções. Elas podem ser muito sensíveis a água e outros produtos. Portanto, higienização só do lado de fora.

Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital”, explica Dr.

Radiofrequência. Os aparelhos de radiofrequência liberam uma energia diferente da do laser para deixar a região íntima mais clara. “As ponteiras do aparelho encostam na pele e massageiam toda a área com movimentos circulares, dos grandes aos pequenos lábios.

Corrimento branco pode ser apenas uma secreção vaginal normal. Porem, na presença de ardencia, coceira ou desconforto é frequentemente associada a candidiase vaginal.

#2 Não precisa lavar a vagina [mas a vulva precisa!]
Então pode esquecer ducha vaginal ou qualquer outro tipo de “limpeza” interna, porque além de desnecessárias podem alterar o seu ph e deixar a região mais suscetível à infecções.

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

um cheiro muito forte pode ser sinal de alerta
Como falamos, ter odor é natural, mas se há mau cheiro na vagina pode ser um sinal de infecção. Em muitos casos, as infecções são acompanhadas de corrimento vaginal.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

O corrimento amarelado, com cheiro semelhante ao de peixe podre, pode ser indicativo de vaginose bacteriana.
...
1. Corrimento amarelado

  • Metronidazol 500 mg de 12/12h uso oral, durante 7 dias consecutivos;
  • Metronidazol gel 0,75%, uso intravaginal, por 5 noites;
  • Clindamicina creme 2% uso intravaginal, por 7 noites.

A dermatite de contato provocada por uso de absorventes, de roupa íntima e substâncias irritantes pode provocar o escurecimento da região genital. A alteração do trofismo da região genital provocada pela redução dos hormônios na menopausa podem alterar a região genital.

Existem algumas opções naturais para clarear axilas e virilha, que podem ser feitas em casa e que ajudam na renovação das células presentes na camada mais superficial da pele, como esfoliantes à base de bicarbonato de sódio e cremes hidratantes com babosa e óleo de coco.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

Dependendo da dieta do homem, à base de muito alho ou corante, por exemplo, o odor pode se alterar levemente. Porém, quando é muito diferente – parecido com peixe ou queijo –, o problema pode estar na pele da glande do pênis ou na vagina da parceira. Neste caso, é preciso procurar um médico.