Como fazer a folha de orquídea brotar?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso. No entanto, é importante que a haste seja cortada quando as raízes do keiki tiverem cerca de 5 centímetros de comprimento.

Isso mesmo, você não leu errado. Com apenas uma folha da sua orquídea favorita, é possível criar uma nova planta e expandir sua coleção. E o melhor de tudo é que não precisa ser nenhum expert em jardinagem para conseguir sucesso nesse processo.

O tempo de florescimento varia muito de espécie para espécie. A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano.

Utilize uma colher de leite de magnésia e dilua em um litro de água. Depois, borrife nas folhas com uma frequência de mais ou menos duas vezes por semana, especialmente se a mancha estiver muito feia.

Há também algumas dicas para intensificar esse processo, como, por exemplo, o uso da água de feijão. Ela pode potencializar o enraizamento da orquídea. Para isso, deixe o feijão de molho durante a noite. Em um liquidificador, bata o feijão juntamente com a água na qual ele ficou.

Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo. E, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores. Para te ajudar nessa missão, confira a seguir um guia de como cultivar orquídeas.

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. ...
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. ...
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. ...
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. ...
  5. 5 – Dicas extras.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

1 a 7 vezes

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Para isso, remova a folha puxando delicadamente da base da planta para tentar tirar um pedacinho das células do nó (onde têm as células meristemáticas) e basta colocar na água ou na terra. As raízes aparecem em poucos dias, mas nem todas as espécies dão resposta positiva ao enraizamento através de folhas.

Tempo de enraizamento
O manjericão, por exemplo, por ter caule mais macio, enraíza mais rápido que a hortelã.

Para manter o verde saudável e bonito das folhas de orquídeas, passe um pano úmido para remover o pó e utilize fertilizantes. Você também pode evitar doenças ao não permitir que ela fique encostada em outras folhas, especialmente de outras orquídeas!

Muita gente pergunta se pode molhar as folhas da orquídea ao regar. Sim, pode, sem problema, mas é importante que as folhas sequem, por isso o ambiente onde fica sua planta deve ser arejado e próximo à luz solar.

Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.

Para estimular o enraizamento devemos instalar um micro sistema de oxigenação com mangueiras de 5×3 mm para bombas de ar com a finalidade de injetar oxigênio ao sistema em geral.

Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta-mãe, é necessário lavá-la bem para retirar toda a terra. 2. Em seguida, coloque a muda em um recipiente com água e faça trocas semanais do líquido. Assim, com o passar do tempo, a planta vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso.

  1. Passo 1: Canela em pó A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. ...
  2. Passo 2: Mel. ...
  3. Passo 3: Ferva a agua. ...
  4. Passo 4: Adicione o mel. ...
  5. Passo 5: Armazene a mistura. ...
  6. Passo 6: Aplique na planta.