Como fazer a fibra da maçã?

Perguntado por: uveloso6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Fibra de Maçã é extraída através do processo de desidratação do fruto maduro, que passa posteriormente por um processo de moagem sem perder seu valor nutricional.

A nutricionista Flávia Sgavioli, de São Paulo, revela outros alimentos que acrescentam uma boa dose de fibras na sua dieta:

  1. Grão- de-bico. Em 100 gramas (½ xícara de chá), oferece 12,4 gramas de fibras. ...
  2. Abacate. ...
  3. Amendoim. ...
  4. Pera. ...
  5. Feijão branco.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

A farinha de maçã é rica em fibras solúveis e insolúveis que estimulam a formação da flora bacteriana saudável e auxiliam no tratamento da disbiose intestinal. Além disso, combate a prisão de ventre e contribui com o processo de desintoxicação, eliminando resíduos presentes no organismo naturalmente.

No intestino ela costuma facilitar a evacuação porque tem alto teor de fibras. No entanto, a casca da maçã é rica em pectina, uma substancia que pode causar constipação (prisão de ventre).

A maçã cozida com casca também é um excelente remédio caseiro para o bom funcionamento intestinal.

Uma maçã por dia é suficiente para desfrutar de todos os benefícios do alimento.

A maçã cozida sem casca é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa versão contém menos fibras que a fruta com casca. Além disso, a maçã também contém pectina, um tipo de fibra solúvel que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a velocidade de movimentos do intestino.

Veja algumas frutas que podem ser consumidas, tanto frescas quanto em sucos naturais e saladas de frutas, para "soltar o intestino".

  • Ameixa fresca ou seca.
  • Mamão.
  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Figo.
  • Amora.
  • Abacate.
  • Laranja.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho). Cereais instantâneos e matinais.

Quais os tipos de alimentos mais ricos em fibra? 1 - Alimentos integrais: opte por pães, arroz e massas integrais, que são muito mais ricos em fibras que as versões não integrais. 2 - Folhas verdes: verduras como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis também são ricas nesse nutriente.

Ao comer uma maçã normalmente (do jeito errado!), você desperdiça até 30% da fruta. O correto, segundo o canal, é começar a morder a fruta não dos lados, mas de baixo para cima.

Desidrate as maçãs
Ligue o forno na temperatura mais baixa e coloque as assadeiras com as maçãs no forno. Deixe elas secarem até ficarem crocantes, o que pode levar de 6 a 10 horas. Se o forno ficar mais quente em alguns pontos específicos, vire a assadeira de vez em quando para que as partes sequem uniformemente.

A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para consumir a maçã e no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável.

- Melhora a disposição, também pode ser utilizado como energético natural melhorando desempenho de atividades físicas, utilizado como pré treino. - Controle da menopausa, pode ajudar a produção de hormônios femininos, - Melhora da saúde mental, fornece estimulação para melhor raciocínio, foco, clareza de pensamento.

A casca é uma fonte de fibra comestível. Ajuda a manter o sistema imunológico em dia e age diretamente no funcionamento do intestino. Por fim, auxilia na perda de peso e protege o sistema cardiovascular.