Como fazer a esterilização de piercing?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Borrife álcool 70% e deixe o piercing secar sobre papel toalha. Embale-o no envelope de papel cirúrgico e use a seladora para lacrar. Preencha a autoclave com água destilada e os materiais requisitados de acordo com o manual. Inicie o ciclo de autoclavagem (cada máquina tem um tempo de ciclo diferente)

O calor é o melhor método de esterilização, podendo ser utilizado o calor seco (estufa) a 160 °C, por 1 hora e meia, 170 °C por 1 hora ou o calor úmido (autoclave) 122°C durante 15 minutos. Alguns cuidados devem ser tomados para que o processo de esterilização seja eficaz, sem danificar os instrumentos.

Tanto a autoclave como a estufa de esterilização são ótimos meios para realizar a desinfecção dos mais variados objetos, podendo ser aplicadas em diversos locais e áreas como hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios odontológicos, salões de beleza e até estúdios de tatuagem e piercing.

Em terceiro lugar, causa coagulação de enzimas responsáveis por atividades celulares essenciais. Quando se utiliza o álcool (etanol) 99,6% para desinfecção, ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula e, portanto, não matando o micróbio.

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.

Depois de fazer um piercing, é necessário limpar a região, principalmente nos dias iniciais. Lavar com água e sabão e usar álcool, éter ou água oxigenada são maneiras de manter o local limpo.

Como fazer? Coloque a ampola de soro fisiológico para gelar e retire do freezer quando ela estiver bem gelada. Em seguida, molhe uma gaze limpa com a solução e deixe em cima da perfuração por 15 minutos (molhando com mais soro gelado caso a solução fique em temperatura ambiente).

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:

  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

autoclave

A Anvisa determinou o uso da autoclave, que é mais eficiente na esterilização do que a estufa, que não elimina os vírus, por exemplo. Na autoclave, a esterilização é feita por vapor sob pressão.

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

Esterilização de materiais cirúrgicos
A esterilização química é feita a partir de glutaradeído, formaldeído, óxido de etileno, peróxido de hidrogênio, ácido peracético e plasma de peróxido de hidrogênio.

70%

O álcool 70% também é recomendado para a higienização de superfícies, como vidros, bancadas, sacolas, objetos como chaves e embalagens vindas de supermercados.

É possível eliminar 100% dos germes e bactérias? Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Pomada para queloide piercing: as 6 melhores opções

  1. Stratamed. O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. ...
  2. Strataderm. ...
  3. O'Gel fita de silicone. ...
  4. Contractubex. ...
  5. Kelosil. ...
  6. Diprogenta.