Como fazer a dupla checagem?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A dupla checagem se refere mais especificamente à checagem de itens de uma prescrição a fim de garantir o seu cumprimento. Como fazer: A técnica consiste em verificar as informações duas vezes por pessoas diferentes ou instrumentos diferentes (eletrônico e manual por exemplo), registrando as conferências.

Resumo. Introdução: A dupla checagem consiste em uma atividade realizada após a triagem da prescrição e separação dos seus respectivos medicamentos. Esse processo de trabalho é caracterizado por uma segunda avaliação farmacêutica da prescrição e verificação da consonância entre medicamentos prescritos e separação.

Para medicamentos administrados por profissionais em treinamentos admissionais. Para nutrição parenteral, enteral e quimioterápicos. Para medicamentos sob controle especial, como os narcóticos.

O ato de “checar” utilizados sobre o horário das medicações, nas prescrições de Enfermagem e médica, significa que a ação foi realizada, e o “bolar” ou “circular” significa que a ação prescrita não foi realizada.

Seguir os “os nove certos” na administração de medicamentos:

  • Paciente certo: ...
  • Medicamento certo. ...
  • Via certa. ...
  • Hora certa. ...
  • Dose certa. ...
  • Forma certa. ...
  • Resposta certa.

Fazer desinfecção da bandeja com gaze embebida em álcool 70%, unidirecional, repetindo o movimento três vezes e aguardando secagem espontânea; 7. Higienizar as mãos com álcool clorexidine; 8. Separar a medicação, colocando-a na bandeja ou cuba rim com o rótulo de identificação do medicamento.

O ato de “checar” utilizados sobre o horário das medicações, nas prescrições de Enfermagem (cuidados) e médica (medicações e outras ações), significa que a ação foi realizada, e o “bolar” ou “circular” significa que a ação prescrita não foi realizada.

A identificação do prescritor é realizada contendo o nome completo e número de registro do conselho profissional. Tratando-se de prescrição manual, a mesma apresenta assinatura e carimbo contendo os elementos de identificação. A identificação do prescritor deverá ser legível para conferir autenticidade à prescrição.

TRÊS LEITURAS CERTAS DO FÁRMACO
PRIMEIRA VEZ: antes de retirar o frasco ou ampola do armário ou carrinho de medicamentos SEGUNDA VEZ: antes de retirar ou aspirar o medicamento do frasco ou ampola TERCEIRA VEZ: antes de recolocar no armário ou desprezar o frasco ou ampola no recipiente Nunca confie! Leia você mesmo!

e) A checagem dos medicamentos prescritos deve ocorrer individualmente para todos os itens da prescrição e para todos os horários de cada item de prescrição.

Exemplos de MPP são os opioides, soluções eletrolíticas parenterais, insulina, quimioterápicos e anticoagulantes; e os principais agravos à saúde produzidos pelos MPP são hipotensão, hipoglicemia, sangramento, delírio, letargia e bradicardia.”

Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

Os medicamentos eleitos como de alta vigilância são identificados com a etiqueta 'Medicamentos de alta vigilância', uma etiqueta com triângulo vermelho e uma mão simbolizando 'pare'.

Determinados medicamentos apresentam uma taxa elevada para causar danos aos pacientes em decorrência de falhas na sua utilização, sendo esses até fatais, e são classificados como Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP), Medicamentos de Alta Vigilância (MAV), Medicamentos de Alto Risco ou High-Alert Medications.

Isso será realizado a partir dos dados coletados e diagnósticos de enfermagem com base dos momentos de saúde do paciente e suas intervenções. São informações que, igualmente, devem ser registradas no prontuário do paciente, incluindo as prescrições checadas e o registro das ações que foram executadas, por exemplo.

Quais são as etapas da consulta de enfermagem?

  1. Histórico de enfermagem. A primeira fase é representada por uma entrevista com o paciente, a fim de captar dados além da queixa principal. ...
  2. Exame físico. ...
  3. Diagnóstico de enfermagem. ...
  4. Prescrição e implementação da assistência. ...
  5. Evolução de enfermagem.

É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...