Como fazer a ducha de bicarbonato?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Ducha vaginal com bicarbonato (4 xícaras água morna com 1-2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio), 2x/ semana, a cada 2 semanas. O tratamento é dirigido no sentido de reduzir o número de lactobacilos por elevar o pH vaginal.

É sempre bom manter o equilíbrio. A higienização de forma exagerada, como fazer uso de duchas íntimas, utilizar sabonete com pH ácido demais e até mesmo o uso de perfumes na região, pode gerar o efeito contrário ao esperado, então sem nóia.

Para usar sua ducha, você deve liberar a água, acionando o comando, e utilizá-la para o que você precisa, que pode ser higiene pessoal ou banho dos bichinhos de estimação. Depois da lavagem, basta fechar a ducha e colocar a mangueira de volta na parede.

De fato, o uso é bem simples. Basta acionar o seu comando para liberar o jato de água. Lembre-se de controlar a temperatura da água para que a limpeza seja agradável, pois a água excessivamente quente pode machucar. Para que a higienização seja completa, tenha por perto sabonete neutro líquido.

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto.

O bicarbonato de sódio pode ser usado para fazer um banho de assento para candidíase. Dentre as muitas utilidades do bicarbonato de sódio está o seu potencial de aliviar os sintomas da candidíase.

Inicialmente, é realizado um exame especular, semelhante a um Papanicolau, e faz-se uma limpeza da vagina e do colo do útero com solução antisséptica. A seguir, coloca-se uma fibra óptica bem fina pelo orifício natural do colo do útero (não é necessário fazer nenhum corte ou dar pontos).

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

“Alguns fatores externos podem interferir e acarretar a candidíase: contraceptivos hormonais, duchas vaginais, antibióticos e outras drogas e condições imunossupressoras, como os quimioterápicos utilizados em tratamentos oncológicos e o diabetes mellitus”, diz a médica.

Não é recomendado também higienizar a região mais do que três vezes ao dia (sendo uma vez ao dia o suficiente).

2) HIGIENE VAGINAL
A resposta é não! A vagina, quando saudável, possui um pH naturalmente ácido e muitas bactérias boas para ajudar a lutar contra infecções. Acontece que maioria dos sabonetes contém componentes químicos e perfumes capazes de alterar o pH vaginal, nos deixando mais suscetíveis a infecções.

ducha vaginal pode aumentar riscos de candidíase
Ou seja, ducha vaginal e candidíase estão relacionadas. Isso porque fazer a ducha com frequência pode gerar um desequilíbrio na flora e no pH, e essa é uma das possíveis causas para o aparecimento da infecção.

A água inglesa é um fitoterápico natural indicado para mulheres que desejam limpar o útero em casos de aborto ou desintoxicar o organismo, principalmente para quem usou anticoncepcionais por muitos anos. Também é indicada em casos de endometriose, infecções uterinas e mulheres que usaram indutores de ovulação.

Veja, a seguir, 5 dicas para facilitar esse processo:

  • Reduza o estresse. ...
  • Pratique exercícios físicos. ...
  • Tenha uma alimentação equilibrada. ...
  • Monitore seu período fértil. ...
  • Buscar um especialista em reprodução humana.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Banho refrescante: o bicarbonato de sódio pode ser usado em substituição aos sais de banho, para aquela imersão revigorante. Basta adicionar meia xícara do sal à água da banheira para sentir sua pele mais limpinha. Um banho com sais pode trazer uma deliciosa sensação de relaxamento.

“Após o parto, o cervix [ou colo do útero] fica aberto por 5 a 6 semanas, e essa é uma oportunidade de limpar tudo. É o que chamamos de janela de ouro para essa limpeza profunda”, explica Mariana.