Como fazer a DRE de uma empresa?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...

O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças. Para avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, o DRE apresenta uma relação das receitas e despesas da empresa em determinado período. Ao ser elaborado, o DRE precisa obedecer ao princípio do Regime de Competência.

pelo site da própria empresa; pelo site do Banco Central do Brasil; pela consulta na versão digital do Diário Oficial; pelo portal E-Diário.

No site da Bovespa - www.bmfbovespa.com.br, acesse o item "Empresas", opção "Para Investidores" e selecione "Empresas Listadas". Em seguida, localize a empresa desejada. Na página da empresa, clique na opção "Demonstrativos Financeiros".

Ou seja: se uma compra de R$ 1.000,00 de material de expediente é feita em 4 parcelas, na DRE será apresentada a despesa que ocorreu na competência, no valor de R$ 1.000,00. Já no fluxo de caixa, o valor aparecerá em quatro parcelas de R$ 250,00, pois se considera somente o momento em que foram debitadas.

De acordo com a lei Nº 6.404/76 e a lei N° 11.638/07, todas as empresas brasileiras, exceto as MEI (Micro Empreendedor Individual), estão obrigadas a elaborar o relatório anualmente, sempre após o encerramento do ano-calendário.

Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.

Todas as empresas, exceto MEI, precisam fazer o DRE anualmente, após o encerramento do ano-calendário. Além disso, ele precisa ser assinado por um contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade. A importância do DRE para uma empresa vai muito além do simples cumprimento de uma obrigação legal.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a apresentação, em forma resumida, das receitas e despesas decorrentes das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, com o objetivo de demonstrar a composição do resultado líquido do período.

As despesas operacionais se referem aos gastos essenciais para que um negócio consiga operar. Elas não estão relacionadas à produção, mas sim à manutenção do funcionamento da empresa.
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Exemplos de despesas operacionais:

  • folha de pagamento;
  • aluguel de imóvel;
  • impostos e tributos;
  • contas de água, luz e internet.

5 passos para fazer uma DRE

  1. Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
  2. Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
  3. Calcule o Lucro Bruto. ...
  4. Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
  5. Encontre o Resultado Líquido.

Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.

Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.