Como fazer a distribuição eletrônica do Neonio?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O átomo Ne possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6.

Quando o átomo de bromo (35Br) ganha um elétron, se transforma no íon Br-. A configuração eletrônica dos dois é a seguinte: Br: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p.

Obtenção do neônio
O ar atmosférico acaba sendo a única fonte industrial viável para a obtenção dos gases raros, com exceção do gás hélio. Assim sendo, o neônio é obtido como subproduto da liquefação do ar, sendo separado dos demais componentes gasosos por uma destilação fracionada posterior.

Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.

Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.

O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.

De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar. Assim, os átomos adquirem estabilidade quando têm 8 elétrons na camada de valência.

O Princípio de Aufbau prevê que o orbital 4s seja sempre preenchido antes dos orbitais 3d, mas isso não acontece para a maioria dos elementos! Do Sc em diante, os orbitais 3d têm energia mais baixa que o orbital 4s, o que quer dizer que os elétrons entram primeiro no orbital 3d.

Se o íon for um cátion, devemos retirar os elétrons que ele perdeu. Vejamos um exemplo: O átomo de ferro (número atômico = 26) tem a seguinte distribuição eletrônica nos subníveis em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Já quanto às camadas eletrônicas, temos: K = 2; L = 8; M = 14; N = 2.

De acordo com o modelo proposto por Pauling, a eletrosfera está dividida em 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q) ao redor do núcleo atômico, sendo que cada uma delas permite um número máximo de elétrons, que são 2, 8, 18, 32, 32,18 e 8, respectivamente.

O Neônio, também conhecido como Néon, é classificado como Gás Nobre, possui símbolo Ne, número atômico 10 ( 10 prótons e 10 elétrons ) e peso atômico 20,183u, sendo considerado o segundo gás nobre mais leve.

Ne

O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7.

O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4.

Distribuição eletrônica em camadas
Os elétrons se organizam e distribuem-se pelas camadas eletrônicas, estando uns mais próximos do núcleo e outros mais distantes. Então, surgiram as 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q), as quais são representadas pelas linhas horizontais numeradas de 1 a 7 na tabela periódica.