Como fazer a dinâmica do espelho dentro da caixa?

Perguntado por: ozagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A Dinâmica do Espelho geralmente começa com os participantes colocados em frente a uma caixa fechada. Dentro da caixa, há um espelho. Os participantes são então convidados a abrir a caixa e se olharem no espelho enquanto refletem sobre suas características, comportamentos e ações no ambiente do grupo.

A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.

Coloque um espelho dentro de uma caixa e feche-a. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola e explique a função de cada um, sem se esquecer de mencionar os alunos. Em seguida, mostre a caixa a todos e diga que a foto da pessoa mais importante da escola está ali dentro.

A dinâmica Caixa de Sentimentos, também conhecida como Caixa das Emoções, é uma atividade que ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais, entre elas, o autoconhecimento, a partir da identificação de emoções como alegria, tristeza, raiva e medo.

Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança.

A Dinâmica do Abraço é uma atividade que aproxima os colaboradores e promove a integração de equipes de trabalho. Quando você abraça uma pessoa, está demonstrando carinho, amor, afeto e amizade. É uma ação que estabelece uma ligação íntima e saudável entre pessoas.

A caixa de espelhos é uma caixa com dois espelhos no centro (um em cada sentido), inventada por Vilayanur S. Ramachandran para ajudar a aliviar a dor do membro fantasma, na qual os pacientes sentem que têm um membro presente apesar de estar amputado.

Os colaboradores devem formar um círculo. Então, o líder da dinâmica entrega um pirulito a cada participante e os orienta a segurá-lo com o braço esticado para frente. O próximo passo é que cada um abra e deguste o pirulito, porém, sem recuar ou dobrar o braço.

Olá, falar com o espelho pode ser uma técnica utilizada para trabalhar a autoestima, foco e concentração, mas o que irá de fato te trazer uma resposta efetiva é a compreensão de si mesmo, das suas emoções e dos prováveis motivos que te fazem se sentir desta forma.

Satisfação ao se olhar no espelho traz sensação de bem-estar e aumenta a imunidade. Admirar o reflexo e gostar do que vê. O ato pode parecer simples, mas desencadeia sensações que se estendem por corpo e mente.

As dinâmicas de acolhimento são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.

4. Dinâmica dos palitos e balões

  • Peça para todos ficarem de pé e se espalharem no ambiente;
  • Entregue um balão para cada participante;
  • A seguir, entregue um palito para cada participante;
  • Por último diga: Quem conseguir ficar com o balão sem estourar ganha este prêmio.

DESENVOLVIMENTO: 1- O líder solicita que os participantes sentem-se em círculo e coloca uma música bem animada. 2- Ao comando do líder, uma caixa contendo várias frases deverá passar de mão em mão ao som da música. 3- Quando a música para, a pessoa que está com a caixa na mão abre-a, retira uma frase e completa.

COM OS OLHOS VENDADOS A CRIANÇA DEVERÁ TOCAR NOS OBJETOS QUE ESTÃO DENTRO DA CAIXA E TENTAR ADIVINHAR O QUE SÃO. ESSA BRINCADEIRA TRABALHA A CRIATIVIDADE, ORALIDADE E ANTECIPAÇÃO.

Reúna, em roda, todos os membros que participarão da dinâmica em uma sala. O líder ou gestor deve escrever no papel e, posteriormente, cortar com a tesoura, algumas pequenas mensagens e colocá-las dentro da caixa de bombom. Feito isso, escolha agora um integrante para iniciar a brincadeira.

1- Peça aos participantes para formarem pares e ficarem em pé. 2- Distribuir os pedaços de barbante (1 para cada participante). 3- Fazer a demonstração, pedindo que cada membro da dupla ajude a amarrar o barbante nos pulsos do parceiro.