Como fazer a descrição de uma pintura?

Perguntado por: ateles7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

como analisar uma pintura

  1. Análise Formal. a. Identificação (nome do artista, título da obra, local e data de produção, localizações anteriores e actual); b. Dados técnicos (dimensões, materiais, condição da obra); c. Temática; ...
  2. Análise de Conteúdos. a. Identificação do sujeito; b. História do sujeito; c.

Principais características de uma obra de arte:
- Desperta algum tipo de sentimento e experiência sensorial no espectador. - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada manualmente. - Apresenta características da época ou do movimento artístico do qual o artista faz parte.

Os critérios para a análise formal de uma pintura artística são:

  • Identificação;
  • Dados técnicos;
  • Temática;
  • Função;
  • Estrutura (considerações básicas e essenciais);
  • Composição.

Referem-se ao: - autor da obra (nome, local e data de nascimento, e data da morte); - título da obra; - data da obra (ano em que se realizou); - dimensões da obra; - proveniência da obra (ou lugar onde se encontra actualmente – museu, colecção); - técnica utilizada; - género.

A análise FORMAL, liga-se diretamente com a forma de pintar, isto é, a forma com que o tema foi tratado plasticamente, pois um mesmo tema pode ser interpretado por formas plásticas diferentes. Ex.: a representação plástica de um casal romântico, um casal clássico, um casal impressionista, etc.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Para fazer uma descrição siga um roteiro de perguntas, as quais devem ser adaptadas para aquilo que você pretende descrever, por exemplo, um objeto ou um acontecimento. Na descrição de um objeto, pergunte-se: nome, como ele é? (forma, dimensão, peso, cor), para que é utilizado?

Como fazer uma descrição
Toda descrição deve mostrar as qualidades ou características daquilo que está sendo descrito. Por isso, para fazer uma descrição é preciso observar minuciosamente a realidade que se quer descrever e selecionar os traços que a definem e que interessa ressaltar.

A descrição está presente nas mais diversas produções textuais. A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc. Em suma, tudo que é nomeado pode ser descrito.

Para fazer a releitura de uma obra de arte, algum elemento novo deve ser adicionado. Caso não haja algo diferente da obra original, a obra se torna uma cópia. O elemento não necessariamente precisa ser uma adição de significado. Muitas vezes a intenção das releituras é o humor.

como analisar uma obra de arte
Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

Os três componentes da arte: tema, forma e conteúdo

  • Tema (o que) O tema nas artes visuais pode ser qualquer coisa - um objeto, uma pessoa, até mesmo uma idéia. ...
  • Forma (como) A forma diz respeito a organização ou disposição geral de uma obra de arte. ...
  • Conteúdo (por que)

Como Escrever Especificações Técnicas
Para montar uma ficha técnica de produto você deve identificar todos os ingredientes ou materiais utilizados na produção, qual o tipo de produto de cada material, criar um SKU para cada material e definir as unidades de medidas utilizadas em cada material.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.