Como fazer a cura da panela Revestida de cerâmica?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Como curar panela de cerâmica?

  1. Lave sua panela de cerâmica com detergente neutro.
  2. Despeje óleo dentro da panela e espalhe bem com um papel toalha.
  3. Leve ao fogo alto por 1 minuto.
  4. Em seguida, desligue o fogo e espere a panela esfriar.
  5. Lave novamente para remover o excesso de óleo.

Como utilizar as panelas de cerâmica
A dica é sempre utilizar o fogo baixo e desligá-lo minutos antes do término do cozimento porque a cerâmica manterá o processo de cocção por mais alguns minutos. Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente.

O que é e como curar panela nova?

  1. Lave e seque normalmente a panela;
  2. Unte a panela por dentro com óleo, e espalhe por toda a superfície. Você pode até usar um pincel ou um papel para ajudar a espaçar. ...
  3. Leve ao fogo e deixe de 1 a 2 minutos esquentando;
  4. Depois de esfriar é só lavar a panela e usar normalmente.

Isso acontece porque por mais resistente que seja o material, sempre existe um nível de porosidade, mesmo que mínimo. Então para evitar esse dano, eu acabo de usar a panela, tiro o excesso de comida e gordura com papel toalha e se possível já lavo. Como ela não gruda é bem fácil lavar e ter cuidado sempre.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

As panelas com revestimento cerâmico são uma opção de panela que cozinha sem óleo. Ou seja, elas contam com a propriedade de antiaderência e dessa forma o alimento não gruda no fundo e nas laterais. Além disso, esse tipo de panela conta com uma ótima durabilidade e é fácil de limpar.

O processo de “cura”, como é conhecida a técnica de preparo da panela antiaderente antes de utilizá-la pela primeira vez, é na verdade um método muito simples de preparação que consiste em manter a qualidade do produto, evitando que ele perca o seu revestimento de forma rápida.

As panelas cerâmicas são indicadas para fogão a gás, forno comum e fogão elétrico. Importante dizer que esse tipo de panela também não funciona em fogão de indução.

Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.

A beleza e o design diferenciado das panelas de cerâmica permitem tirá-las do fogão e levá-las para servir à mesa sem qualquer problema e, caso tenha sobras do almoço para o jantar, elas também podem ser levadas à geladeira sem prejuízo da qualidade do alimento – voltamos a dizer que a cerâmica não libera toxinas ou ...

Para utilizar sua cobertura antiaderente da maneira correta e preservar a saúde da sua família, antes da primeira incursão gastronômica, lave a panela ou frigideira com uma esponja macia, água e detergente ou sabão neutros. Enxugue e unte com um pouco de óleo, levando-a ao fogo até aquecer.

Já as panelas com revestimento cerâmico são feitas com ligas metálicas convencionais e apenas o seu interior (às vezes, também o exterior) recebe uma camada de cerâmica. Isso torna as panelas antiaderentes, permitindo que você cozinhe sem que os alimentos grudem e sem que o fundo solte resíduos.

Um dos lugares mais usuais e tradicionais para organizar as panelas é embaixo da pia. Primeiro, porque não é um local em que se guarda nada que estrague, como alimentos; segundo, porque são áreas por onde se passa o sifão, com isso, não podem abrigar muitas prateleiras.

Pode fritar na panela de cerâmica? As panelas de cerâmica são excelentes para realizar frituras por imersão. Como esse material conserva mais a temperatura do óleo, permite que os alimentos sejam fritos de forma uniforme sem encharcar ou ficar cru por dentro.

evite colocar panelas quentes em contato com água fria na hora de lavar, o ideal é esperar os utensílios esfriarem um pouco; se a camada antiaderente da panela estiver muito danificada, é melhor suspender o seu uso para evitar que o revestimento se solte durante o cozimento dos alimentos.

Não use palha de aço, esponjas de náilon, outros itens abrasivos ou produtos de limpeza nesse tipo de panela, pois esses materiais podem danificar o revestimento cerâmico.

Outros tipos de panela que não grudam
As panelas da LeCook são fabricadas em alumínio com revestimento em cerâmica, que é antiaderente e garante que os alimentos não fiquem grudados durante o preparo.