Como fazer a cenoura ficar dura?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O truque consiste em simplesmente colocar a cenoura dentro do recipiente com água o suficiente para cobrir o vegetal, tampar e levar à geladeira por pelo menos 24 horas. Depois desse tempo, a cenoura murcha vai ficar inteira e rígida novamente, permitindo, inclusive, ralar para comer crua em saladas, por exemplo.

Como conservar cenoura inteira, em rodelas ou em cubos
Primeiramente, ao chegar do mercado (ou da feira), higienize bem o alimento. Em seguida, coloque-o em um pote com água e leve à geladeira. Desse modo, a cenoura pode durar até três semanas (lembre-se apenas de trocar a água do recipiente a cada três dias).

Como conservar cenouras inteiras e cortadas:
Coloque as cenouras ou pedaços delas (rodelas, cubos) em um pote e cubra com água. Tampe e guarde na geladeira por até 3 semanas, trocando a água a cada 3 dias.

Sabe aquela cenoura que ficou no fundo da geladeira e está murcha e flexível? Muito provavelmente ela desidratou, precisamos devolver água pra ela voltar a ficar crocante. Faz o seguinte: Deixe a cenoura de molho em água gelada (pode colocar gelo se sua cidade estiver muito quente) por uns 15 minutos.

Se a casca estiver enrugada e meio mole, ela foi colhida há muito tempo e terá perdido uma parte do sabor e das vitaminas. Claro que isso também vai acontecer na sua geladeira, se você esperar vários dias antes de consumir as beterrabas que trouxe pra casa.

Entre as verduras de folha, as que possuem maior duração são, a Couve, a Taioba, o Ora Pro Nobis e o Repolho.

Tubérculos feculentos: batata, batata doce, cará, inhame são outros alimentos que devem evitar a geladeira. O amido presente se transforma em açúcar e muda não só o sabor, como a cor e a textura, o ideal é armazenar em local fresco e seco, em sacos de papel aberto, pois evita que criem brotos.

No plantio de cenoura, faça a irrigação todos os dias até que a planta apareça no solo. Nunca deixe encharcar, mas deixe sempre úmido o solo. Se a irrigação não for feita adequadamente, a raiz pode rachar e não ser utilizada para venda ou consumo. Depois da germinação, regue a cada três dias.

É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Caso você já tenha cozinhado a cenoura e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.

Pode comer todos os dias? Sim, a cenoura é um daqueles ingredientes versáteis e cheios de benefícios que podem fazer parte da alimentação diariamente. Seja num mix bem coloridão, em sucos, numa fornada de legumes…opções não faltam.

O combo grão (como é o caso do homus preparado com grão de bico) mais vegetais crus – como pepino, tomate ou cenoura – se encaixa perfeitamente na conta de um lanche saudável tarde da noite.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada de cenoura por dia, a recomendação mínima diária de legumes é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g de cenoura.