Como fazer a brincadeira do Tomba-lata?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para brincar, é só organizar as latas umas sobre as outras (como na foto) e posicionar a criança a uma certa distância para que arremessem a bola de meia e tentem derrubar as latas. Aproveite esse momento com seu filho. Se quiser, faça uma gincana. Quem derrubar mais ganha uma prenda.

Disponibilizar bolinhas para serem arremessadas nas latas. Orientar as crianças a jogar em uma de cada vez, tentando acertas as latas. Cada lata derrubada equivale a um ponto, e quem derrubar todas ao mesmo tempo ganha três pontos.

A brincadeira com latinhas estimula o tato, a coordenação motora, e o senso de movimento e direção.

TOMBA LATA - ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO.

Mais conhecido como Vira-Lata. Padrão de raça indefinida para cães, gatos e outros. Cães mestiços, misturados, de raça desconhecida ou não padronizada.

O passo a passo – As latas de alumínio devem ser separadas do lixo comum, no lixo seco/reciclável ou no cesto destinado a metais (quando houver), separado do orgânico. Depois, é preciso esvaziar o conteúdo não ingerido e amassar as latinhas para facilitar o transporte.

Conhecido também como pata-de-cavalo, sapatinho de lata e sapato-alto. Brinquedo construído com duas latas vazias de mesmo tamanho e um pedaço de barbante que sai de um furo central, feito em cada uma das latas. O objetivo é equilibrar- se sobre esse objeto que faz as vezes de um par de sapatos altos.

Descrição da Brincadeira
O participante escolhido pelo grupo para começar a brincadeira fica com a vareta ou o giz na mão e será o pegador. O pegador, então, faz um circulo no chão, colocando a bola ou a lata no centro. As demais crianças vão se esconder. O pegador ficará ao lado do círculo onde está a bola ou a lata.

Quando o pegador acha alguém, ele pega a lata e bate no poste, dizendo “1, 2, 3, e o nome da pessoa”. Para salvar todos, um dos jogadores que estavam escondidos precisa chegar até a lata antes do pegador, tirá-la do chão e bater no poste três vezes dizendo “salve, salve”.

Jeito de brincar
Canta-se a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata "bateu" a cada vez que se canta. A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.

Para esta ideia sensorial, é só utilizar fitas coloridas e transformar uma lata em uma divertida e lúdica atividade de puxar. Faça pequenos furos ao redor da lata, passe os pedaços das fitas nos buracos de um lado ao e dê um nó na ponta de cada fita para que elas não se soltem da latinha.

A forma latapode ser [feminino singular de lato] , [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de latir] ou [nome feminino] . Recipiente feito desse material (ex.: lata de cogumelos; sardinha em lata).

Acredita-se que tenha surgido na Roma antiga, como artifício para atravessar terrenos alagados. O sujeito subia em vasilhas e amarrava-as a cordas para poder manejá-las com as mãos. Assim, mantinha uma distância segura do lodo.

Quebra-pote é uma das brincadeiras mais tradicionais no período junino. É suspenso um pote de barro cheio de guloseimas numa armação de madeira. Com os olhos vendados e um taco de madeira na mão, o participante deverá quebrar o pote de barro com uma “cacetada”.

8 Brincadeiras hilárias para animar qualquer Festa morta

  1. Bolinha fora da caixa.
  2. Deslizando o CD.
  3. Contando o Remelexo.
  4. Ampulheta de Bolinhas.
  5. Corrida de Tapete mágico.
  6. Corrida da Laranja.
  7. Bolacha (ou Biscoito) na testa.
  8. Prova do Elefantinho.

O nome correto dado a peça que possui um orifício para abertura da lata de cerveja ou refrigerante é lacre.