Como fazer a aspiração com ventilação mecânica?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual (máscara, luvas estéreis e óculos); calcular a extensão da sonda de aspiração a ser introduzida de 8 a 10 cm, devendo estimular a tosse; aspirar sempre em primeiro lugar a traqueostomia e após aspirar as vias aéreas superiores (se necessário), repetir a aspiração ...

Nós do Controle de Infecção indicamos aspirar primeiramente boca, com a finalidade de minimizarmos as microbroncoaspirações. Em seguida desprezar a sonda e luva e calçar luvas estéreis, pegar uma nova sonda e aspirar TOT ou traqueostomia e em seguida aspirar narinas.

- Passe a sonda de aspiração pela via aérea, sem vácuo. Soltar o látex para obter a sucção logo no momento em que a sonda entrar no local a ser aspirado. - A sonda não deve permanecer na via aérea por mais de 15 segundos; e sua retirada deve ser feita com movimentos circulares, produzidos com os polegares e indicador.

19/2014/COFEN/CTLN, no qual concluiu que o procedimento de aspiração endotraqueal, por ser de alta complexidade, deve ser realizado prioritariamente por enfermeiros e, excepcionalmente, por técnicos de enfermagem.

Durante o procedimento de aspiração são implementados os seguintes cuidados: clampear o látex no momento da introdução da sonda, para não ocasionar lesões; não introduzir toda a sonda; desclampear o látex na retirada da sonda, sempre em movimentos circulares; fluidificar as secreções com soro fisiológico; e realizar ...

Existem no mercado dois tipos de sistemas para realizar a aspiração endotraqueal: o sistema de aspiração traqueal aberto (SAA) e o sistema de aspiração traqueal fechado (SAF); nosso objetivo neste estudo foi comparar as variações da saturação de oxigênio durante todo o processo de aspiração (antes, durante e após o ...

Introduza o cateter por uma narina até a marcação; Tracione o cateter lentamente fazendo movimentos rotatórios; Repetir o procedimento caso haja ainda presença de secreções; Faça o mesmo em relação à cavidade bucal, tomando cuidado pra não ferir a bochecha.

Posicionar o cliente em posição de fowler ou semi-fowler ; Proteger o tórax do cliente com a toalha de banho; Ajustar a pressão apropriada da fonte de aspiração na régua de gases que deve ser de 80 a 120mmHg (no caso de unidade portátil, a pressão negativa deve ser de 10 a 15 mmHg);

Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal. Para a aspiração nasotraqueal deve-se introduzir uma sonda através da narina para atingir a laringe, provocando a tosse, ou ultrapassá-la e aspirar secreções traqueobrônquicas(22).

Após aspiração da cânula traqueal, realizar aspiração nasal e oral com a mesma sonda; Desconectar a sonda da extensão do aspirador. Enrolar a sonda em torno dos dedos da mão dominante, puxar a luva para fora, pelo lado de dentro de modo que a sonda permaneça dentro da luva; Retirar a outra luva da mesma forma.

Qual a ordem da aspiração da via aérea? 1º VAI ( tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia); 2º Cavidade nasal; 3º Cavidade oral.

Retirar o cateter com movimentos rotativos ao mesmo tempo em que aspira as secreções; 11. Em cada etapa de aspiração utilizar 5 a 10 segundos; 12.

Riscos de respirar pela boca
Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica (acontece desde a infância), leva a alterações em todo o crescimento da face.

Conforme a Resolução 557/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o enfermeiro tem autonomia para realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas.

Para evitar a obstrução da cânula, é preciso utilizar um aspirador de secreções. Esse tipo de procedimento é importantíssimo para aspirar o acúmulo de secreções – que pode dificultar a chegada do fluxo de ar aos pulmões.

A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. “Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Ao Auxiliar ou Técnico de Enfermagem devidamente capacitado e supervisionado pelo Enfermeiro, poderá ser delegada a realização de aspiração endotraqueal através de cânula de entubação ou cânula traqueal, em pacientes sob ventilação mecânica ou não, considerados estáveis.

A duração não deve ser superior a 10 segundos, uma vez que o conteúdo aéreo nos pulmões fica reduzido, podendo levar a hipóxia, pois junto com as secreções, aspira-se ar.

A aspiração de secreções intratraqueal é responsável por sérias complicações como: arritmias, laringoespasmos, traumatismos da mucosa traqueal, microatelectasias, hipoxemia, insaturação de oxigênio, bradicardias, hipertensão arterial, aumento da pressão intracraniana, infecções, ansiedade, alterações na pressão parcial ...

Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas). Cada manobra de aspiração deve durar de 10 a 15 segundos. Deve-se deixar o paciente descansar por 20 a 30 segundos entre as aspirações.

Qual a ordem da aspiração da via aérea? VAI ( tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia); Cavidade nasal; Cavidade oral.