Como fazer a adubação corretamente?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como fazer adubação corretamente na lavoura? Confira 7 dicas!

  1. Conheça os diferentes tipos de adubos. ...
  2. Prepare o solo. ...
  3. Analise o nível de fertilidade do solo. ...
  4. Faça o manejo correto dos nutrientes. ...
  5. Considere o sistema de produção. ...
  6. Use a quantidade certa de produtos. ...
  7. Observe as soluções da agricultura de precisão.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras: orgânica; mineral; organomineral.

O primeiro passo é analisar o nível de fertilidade do solo. É fundamental conhecer quais os nutrientes estão faltando para poder escolher o adubo mais adequado. Outro ponto é se preocupar com a qualidade dos produtos que estão sendo usados.

O momento da aplicação do adubo NPK também é um aspecto importante a ser considerado. Geralmente, é recomendado aplicar o adubo antes do início do crescimento ativo da planta, para que os nutrientes estejam prontamente disponíveis quando a planta mais precisar deles.

“No caso do adubo, é bom reparar na falta de vitalidade das plantas, amarelamento e o crescimento fraco”, Ricardo alerta. Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

húmus de minhoca

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Adubo Orgânico: são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.

Regue a Planta – Coloque uma pequena quantidade de adubo, regue a planta e depois coloque o restante. Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia. Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto.

Quando você quer um crescimento mais vigoroso, você pode usar um adubo com alto teor de nitrogênio, por exemplo um 40-10-10 ou 20-10-10, porque o nitrogênio estimula o crescimento maior da planta. Já quando uma planta vai desenvolver flores, essa planta absorve mais fósforo.

Com relação a melhorar a fertilidade de um solo para possibilitar que ele seja mais produtivo na agricultura, é necessário a aplicação de corretivos de pH e níveis tóxicos de alumínio (calcário e/ou gesso), e de fertilizantes minerais (ureia, superfosfato, cloreto de potássio, micronutrientes), orgânicos (cama de ...

Geralmente, a frequência é pelo menos a cada 3 meses, dependendo da época da colheita e do tipo de cultura!

As quantidades desses fertilizantes orgânicos recomendadas por planta adulta estão em torno de 20 a 60 litros, equivalentes a 20 a 60 kg de N, 12 a 36 kg de P2O5 e 20 a 60 kg de K2O por hectare, ou seja, metade das doses recomendadas desses nutrientes.

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se aplicar o produto na projeção das copas das plantas e não próximo ao caule. Regar após a aplicação.