Como fazer 5 km em 30 minutos?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se este é o seu caso, listamos 5 dicas que farão toda a diferença, dá uma olhada:

  1. Treine mais. Após alcançar os 5 km, seu corpo já começa a encarar a corrida com mais naturalidade. ...
  2. Se aqueça! Estar hidratado e bem aquecido são pontos fundamentais para melhorar o desempenho. ...
  3. Comece forte. ...
  4. Feche as curvas.

As contas são simples: correr entre 5 a 11 km por semana reduz o risco de AVC, doenças coronárias, diabetes e hipercolesterolemia. A conclusão é do National Runners and Walkers, um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

Vá correndo de 800 em 800 m para atingir um ritmo de três minutos e dez segundos em cada etapa. O segredo para fazer os 5 km em 20 minutos é aumentar a velocidade com um ritmo consistente. É melhor dividir o percurso em partes menores para que o treino seja mais eficiente.

Logo cedo, antes da corrida, a ingestão de aveia é interessante. Rica em fibras e carboidratos, a aveia garante saciedade por mais tempo. Como tem baixo índice glicêmico, esse cereal não gera picos de açúcar no sangue, o que evita a fadiga.

E por aí vai mas lembre que você, corredor, é a peça fundamental para realizar o melhor Pace", afirma Dias. "Se você já começou a correr e quer saber um tempo ideal para esse início, é possível dizer que o ideal é correr os 10 km abaixo de 1 hora, ou seja, num Pace de aproximadamente 6 minutos por km.

Precisa colocar treinos intervalados, tiros, progressivos e também locais com subidas e decidas. Além disso, também é preciso mudar o sol, como terra, asfalto ou até mesmo trilhas. Encaixar exercícios educativos antes do treino no aquecimento também agrega.

A rapidez do trote depende de pessoa para pessoa, mas é algo em torno de 7,5 - 8 km/h. O movimento do corpo, ou seja, a biomecânica, é diferente durante o trote e a corrida. Trotando, o tempo de contato do pé com o solo é maior, e com isso mais desalinhamentos posturais podem acontecer.

Então ele poderá tentar correr os 5 km sem intercalar o ritmo", afirma, dizendo que a média de tempo entre os iniciantes na distância fica entre 30 e 35 minutos.

O objetivo desta planilha é dar a condição necessária para correr 5 km de forma intensa utilizando treinos de velocidade que o façam correr em um ritmo mais rápido do que esteja acostumado. Esse método de treinamento traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório e vai tirá-lo da zona de conforto!

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos). Por isso, um dos pontos principais para quem tem o hábito de treinar corrida todo dia é um trabalho específico e equilibrado de fortalecimento muscular.

Afinal, é possível emagrecer correndo? Sim. É possível emagrecer correndo, pois este é um exercício que permite um gasto calórico significativo, especialmente quando realizado dentro de uma rotina saudável.No entanto, só a corrida pode não ser o suficiente.

Como a corrida de 5 km é uma prova curta não há necessidade de comer, ou fazer o uso de algum suplemento durante a prova. Somente a ingestão de água já é suficiente. Na véspera da prova, e no dia da prova deve-se fazer refeições leves, com uma boa quantidade de carboidratos, um pouco de proteína e gorduras.

A dica é começar com caminhada e, conforme ganhar condicionamento, iniciar a corrida de forma alternada, por exemplo: 1 minuto de caminhada e depois 30 segundos de corrida. Aos poucos, o tempo de corrida irá aumentando, até que, finalmente, será possível fazer todo o trajeto apenas correndo.

Pré-treino
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.

O principal benefício de correr em jejum é a queima de gordura. Nesse tipo de prática, o corpo utiliza gordura para gerar energia. Afinal, não haverá a presença direta de reservas de energia vindas da alimentação. Assim, o processo de queima de gordura é acelerado.

A banana é uma ótima alternativa não só por garantir a energia necessária para uma corrida, mas também por ter um alto índice de potássio, o que evita câimbras e também a perda de minerais ocasionada pelo suor.