Como faz pra saber se o homem está infectado com a Gardnerella?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande. Além da avaliação dos sintomas citados e pH vaginal acima de 4,5, o papanicolau e o isolamento bacteriano são as principais formas de diagnosticar a gardnerella.

Pode acontecer de ser uma infecção polimicrobiana, ou seja, por mais de um tipo de agente; portanto, tratar somente a vaginose não elimina totalmente os sintomas. Um bom exame clínico é necessário para esclarecer melhor o diagnóstico e consequentemente definir a melhor forma de tratamento.

Olá. A Gardnerella é uma das bactérias responsáveis pela vaginose bacteriana. A vaginose é uma alteração da flora vaginal e não é uma doença sexualmente transmissível. A vaginose não aumenta o risco de uma infecção pelo HPV.

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado.

Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.

Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode tanto ser desencadeada durante o ato sexual, pelo contato com o pH elevado do sêmen, quanto ser transmitida durante o contato íntimo¹,².

Geralmente a bactéria Gardnerella mobiluncus é visualizada no exame de papanicolau, também conhecido como exame de colpocitologia, que coleta amostras de secreções e do tecido da região vaginal e do colo do útero, que podem demonstrar lesões ou a presença de bactérias sugestivas desta infecção.

Como tratar: com antibióticos em comprimido e pomadas vaginais, como Metronidazol ou Clindamicina, prescritos pelo ginecologista.

A coexistência das duas alterações da flora vaginal é possível.

Evitar duchas na vagina e usar sabonetes específicos para a região vaginal são algumas das recomendações para prevenir a vaginose bacteriana. A vaginose bacteriana é uma doença extremamente comum. A maioria das mulheres sofrerá pelo menos um episódio da doença em alguma fase da vida.

Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!

  1. Dor ou queimação durante a micção;
  2. Uma necessidade de urinar com mais frequência;
  3. Dor durante a ejaculação;
  4. Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro;
  5. Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.

Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nosórgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa.

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

Assim, a infecção genital por Gardnerella não é considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e o período de incubação da doença é de 2 a 21 dias, que é o tempo em que a bactéria está presente mas não se manifestam os sintomas.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas. Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

Gynopac® é indicado no tratamento das infecções vulvares e vaginais causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

A Gardenerella é uma bactéria normalmente presente na flora vaginal. A simples presença no exame do papanicolaou não exige tratamento, desde que você não esteja sentindo nada e desde que o seu exame físico seja normal. O paciente tem que ser tratado e não o exame.

A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, mas uma delas em especial, chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor desagradável, tipo cheiro de peixe.