Como faz para separar a mistura de serragem e areia?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se tivermos uma mistura de areia e serragem, por exemplo, ao adicionarmos água, nenhum dos dois componentes da mistura será dissolvido (flotação). Como a serragem é menos densa que a água, ela flutuará, e a areia será deslocada para o fundo do recipiente (ela é mais densa que a água).

A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.

A dissolução fracionada é usada para separar misturas do tipo sólido-sólido em que um dos sólidos mistura-se em determinado solvente e o outro não. Por exemplo, se tivermos uma mistura de sal e areia, podemos adicionar água para que o sal misture-se nela e separe-se da areia.

Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é: filtração, decantação e destilação.

Resposta verificada por especialistas
É uma mistura Heterogênea de 3 fases. A primeira é o pó de serragem que boia na água, a segunda a própria água e a terceira a areia que fica no fundo.

Peneiração ou tamisação: este método é usado para separar dois sólidos formados por partículas de tamanhos diferentes. É muito usado na construção civil para separar a areia de cascalhos e pedras.

Flotação: consiste em separar sólidos de densidades diferentes através de um líquido com densidade intermediária. Quando temos uma mistura de terra e serragem, adicionamos água. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.

Filtração é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso. Por exemplo: areia e água é do tipo sólido-líquido e ar e poeira é do tipo sólido-gasoso.

Dissolução fracionada: usada para separar dois sólidos, utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. Exemplo: Areia + açúcar. Ao adicionar água à mistura, o açúcar se dissolverá, separando da areia. Por meio de uma filtração, é possível separar a fase sólida (areia) da fase líquida (água + açúcar).

Exemplos de misturas heterogêneas:
areia.

Para a separação da areia e bolinhas de isopor acrescentaram água à mistura, pois com ela as bolinhas de isopor boiaram e, então, a retirada desse material se tornou possível com o uso de uma peneira.

Adicionando água sobre a mistura, o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia permanece insolúvel. Já na Figura 2, temos o exemplo 2, de sal misturado com óleo de cozinha. Sabemos que o óleo não se mistura com a água, logo, adicionando água sobre a mistura, o sal se dissolve e se separa do óleo.

Podemos derreter (fundir) primeiro o estanho, depois o chumbo e, por último, o ferro. Cada elemento, ao derreter-se, é separado dos demais. Esse processo também é utilizado para separar enxofre e areia no processo de obtenção de enxofre de depósitos subterrâneos. Esse processo é denominado de Frasch.

O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.

Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.

As etapas utilizadas para separar a mistura Sal + Areia seriam as seguintes: Dissolução: Adicione água à mistura até que o sal esteja totalmente diluído. Filtração: Em seguida, promova a filtragem da solução através de papel filtro. A areia vai ficar retida no papel e a solução salina irá passar através dele.